Ícone do site Criptonizando

Bitcoin é um “animal muito perigoso”, afirma Fabio Penetta, do Banco Central Europeu

Twitter considera seguir os passos da Tesla e investir em Bitcoin

O Bitcoin tem sido chamado de muitas coisas por seus detratores. Entretanto, Fabio Panetta, um membro do conselho executivo do Banco Central Europeu, pode levar o “prêmio” de melhor insulto.

Em uma entrevista recente ao Financial Times, ele descreveu a maior criptomoeda como “um animal muito perigoso”.

O renomado economista italiano afirma que o Bitcoin é usado principalmente por criminosos. Ele também chamou a atenção para o enorme consumo de energia da moeda carro-chefe, que se tornou uma questão crítica após a reviravolta de Tesla em maio.

Questões de privacidade e o Bitcoin

Panetta afirma que um euro digital seria capaz de se defender das ameaças que outras criptomoedas representam para a soberania monetária da União Europeia.  

Ele também está certo de que os bancos centrais seriam capazes de proteger a privacidade de uma maneira melhor em comparação com as empresas privadas. Isso, ao mesmo tempo que apelam a uma maior cooperação:    

“Não temos interesse comercial em armazenar, gerenciar ou monetizar os dados dos usuários.”

A moeda digital do banco central da UE será capaz de separar a identidade das pessoas dos dados de pagamento. No entanto, o CBDC poderá oferecer anonimato apenas para pequenos pagamentos:  

“Para valores muito pequenos, poderíamos permitir pagamentos realmente anônimos, mas em geral, confidencialidade e privacidade são diferentes de anonimato.”

LEIA MAIS: O que os governos não percebem que vai acontecer com o Bitcoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile