Howard Lutnick, bilionário e CEO da Cantor Fitzgerald, destacou em entrevista à Fox Business que o Bitcoin (BTC) é uma commodity digital, e deve ser regulado de forma semelhante a ativos como ouro e petróleo.
“Bitcoin é uma commodity e deveria ser tratado como ouro, como petróleo. É como uma commodity.”
Howard afirmou que as agências reguladoras não são capazes de regular o mercado de forma eficiente. O executivo apontou que as agências não sabem como classificar os criptoativos:
“Eventualmente, commodities e equities vão se mesclar, talvez em 20 anos. Vamos ser sinceros, eles não sabem nem como classificar criptomoedas e ativos digitais”.
“Eles não tem ideia. Eles ainda não entendem como é importante fazer isso de forma correta. São só chavões e estar na televisão, eles não fazem ideia do que estão falando.”
Regulação das criptomoedas
As criptomoedas são reguladas de diferentes formas em diferentes jurisdições. Além disso, é importante destacar que os criptoativos são classificados de diferentes formas a depender da sua natureza.
Nos Estados Unidos, criptoativos descentralizados, como Bitcoin, Ether e Bitcoin Cash são classificados como commodities digitais. Por sua vez, criptoativos com elementos de centralização podem ser classificados como títulos financeiros, e precisam ser devidamente registrados.
A SEC dos EUA, que regulamenta o mercado de valores mobiliários, moveu processos alegando que criptoativos como ADA e SOL são contratos de investimento não registrados.
No entanto, a agência não é capaz de trazer uma definição clara para o mercado de porque estes criptoativos são contratos de investimento, e o Ether não.
Donald Trump prometeu retirar Gary Gensler da presidência da SEC, caso seja eleito novamente. Participantes do mercado acreditam que Gensler está travando uma batalha regulatória injusta com a indústria de ativos digitais.
Leia mais: Presidente da SEC reafirma status do Bitcoin de commoditie digital