Ícone do site Criptonizando

“Bitcoin é uma tendência que não tem volta”, enfatiza reportagem da Rede Globo

reportagem-globo-pará-na ponta do lapis-bitcoin-criptomoedas-investir-preço-seguro-especialista-economia

Imagem: Reprodução

Durante uma reportagem sobre casos de uso das criptomoedas, a TV Liberal, afiliada da Rede Globo, destacou que o Bitcoin é uma tendência que não tem volta.

O quadro ‘Na Ponta do Lápis’ exibido no programa ‘Bom Dia Pará’, falou sobre como as moedas digitais podem ser usadas de várias maneiras, como para investimentos, pagamentos ou reserva de valor.

A reportagem ressalta a existência de aproximadamente outras 3 mil criptomoedas além do Bitcoin, como Ethereum, Litecoin, Ripple e moeda de privacidade ZCash.

“Todas possuem valor monetário, assim como o dinheiro tradicional. A diferença é que as criptomoedas só valem eletronicamente”, aponta a matéria. “Elas também não são gerenciadas pelo governo, nem por qualquer instituição financeira.”

Contudo, aponta para a necessidade de que o investidor se informe antes de aplicar seu dinheiro, devido a instabilidade na cotação. Um economista entrevistado, afirma que as compras com Bitcoin podem ganhar força:

“É uma tendência, eu creio que realmente não tem volta. Principalmente porque essas criptomoedas são transacionadas com um simples celular, hoje se faz tudo com o celular. Quem adquirir uma criptomoeda pode comprar algo com o próprio celular, numa transação rápida”, disse o especialista.

Para ilustrar a fala do economista, a reportagem mostrou o uso da criptomoeda SmartCash, que possui comunidade ativa no Brasil, em uma rede de lojas de roupas.

“Queremos ser pioneiros neste segmento e percebemos que havia uma demanda, mesmo que tímida, sobre o assunto. O comércio e o varejo estão sempre em mudança. Quando o cliente vem aqui com o aplicativo dele a gente faz uma leitura do código e o dinheiro vai direto para nossa conta. Muito mais facilidade”, destaca Marcos Vaz de Carvalho, Diretor da rede de lojas Taco.

O assessor de investimentos Idean Alves ressaltou os benefícios de comprar criptomoedas lucro bitcoin :

“Você tem a liquidez, você consegue negociar a qualquer momento, em tempo real, via internet. Você tem a segurança, porque todas as operações são criptografadas e ficam em um sistema chamado blockchain, a nível global […] Você consegue usar como meio de pagamento, e melhor, com uma taxa muito reduzida, muito menor do que no banco”, aponta Alves.

A reportagem, no entanto, não deixa de alertar para o risco de golpes, e Alves afirma que é preciso ter cuidado com as promessas de rentabilidade.

“Os criptoativos, como o Bitcoin, não têm retorno garantido, então desconfie quando você ver anunciarem retornos de 2, 3, 5% ao mês. Como eu disse, criptoativos não tem promessa de rentabilidade”, conclui.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile