Ícone do site Criptonizando

Bitcoin está a 6 meses de evento que tem provocado altas históricas na criptomoeda

Padrão de alta do Bitcoin parecido com o de 2018 é encontrado por trader

O bitcoin (btc), a maior criptomoeda por valor de mercado, está a cerca de 6 meses do halving, evento que deve ocorrer em meados de abril de 2024. Historicamente, a ocorrência desse evento tem sido um catalisador para o preço da criptomoeda.

O que é o halving?

O halving é um evento na rede Bitcoin onde a recompensa da mineração é cortada pela metade. Este evento ocorre a cada 210 mil blocos minerados. Como cada bloco é minerado a cada 10 minutos em média, o halving ocorre a cada 4 anos.

O primeiro halving ocorreu em 2012, o segundo em 2016 e o terceiro em 2020. Portanto, o bitcoin passará pelo seu quarto halving da história. Na próxima ocorrência, a recompensa dos blocos diminuirá de 6,25 btc para 3,125 btc.

Aumento do preço

Historicamente, o preço do bitcoin costuma disparar nos dois anos seguintes após o halving. Confira o gráfico logarítmico do bitcoin abaixo:

Como pode ser observado, o bitcoin passou por altas exponenciais a partir dos anos de 2012, 2016 e 2020. Por conta deste fator, muitos analistas esperam que o bitcoin busque novas máximas históricas a partir de 2024.

Por que o halving tende a provocar altas no bitcoin?

Quando o halving ocorre, a recompensa dos mineradores é reduzida pela metade, enquanto a demanda pela criptomoeda não é afetada. Essa diferença entre a demanda e a entrada de novas moedas no mercado tende a provocar um choque no preço.

Além disso, a ocorrência de um novo halving tende a provocar um sentimento de confiança no mercado, visto que a rede permanece funcionando de maneira ininterrupta por mais de uma década.

No entanto, é importante destacar que retornos passados não são garantia de retornos futuros, e que correlação não implica em causalidade. Portanto, não leve apenas este fator na hora de tomar uma decisão financeira.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile