Ícone do site Criptonizando

Bitcoin ETF ‘Tornou-se um problema político’, afirma CEO da Grayscale

Brasileira Hashdex e Nasdaq lançarão o primeiro ETF Bitcon e criptomoedas do mundo

A questão em curso sobre se os reguladores dos EUA aprovarão um fundo negociado em bolsa Bitcoin à vista tornou-se “uma questão política”, de acordo com Michael Sonnenshein, CEO da gestora de ativos digitais Grayscale.

Falando no evento “Crypto Goes Mainstream” organizado pela Decrypt e Yahoo Finance, o CEO da escala de cinza Michael Sonnenshein disse que o debate agora se espalhou além da “comunidade de investimentos” para atrair políticos. 

“Na semana passada, vimos apoio bipartidário para um ETF de spot de Bitcoin de Emmer e Soto”, disse ele, referindo-se à carta bipartidária enviada pelo Rep. 

Tom Emmer (R) e Rep. Darren Soto (D) para Presidente da SEC, Gary Gensler.

Por que a aprovação do Bitcoin ETF?

Na carta, Emmer e Soto questionaram por que, se a SEC estava preparada para aprovar um ETF de futuros de Bitcoin, “você não está igualmente ou mais confortável permitindo o início de negociações em ETFs com base em Bitcoin à vista”, dado que um ETF de futuros de Bitcoin finalmente rastreia o preço do mesmo ativo. 

No passado, a SEC negou repetidamente os pedidos de um ETF vinculado ao mercado à vista de Bitcoin, enquanto recentemente aprovava vários ETFs futuros de Bitcoin.

Sonnenshein pegou no argumento apresentado pelos Reps. Emmer e Soto, observando que a SEC, “está realmente apenas preocupada com o mercado Bitcoin subjacente, coisas como manipulação de preços em mercados regulamentados de tamanho significativo.” 

De acordo com Sonnenshein, a indústria de criptografia – e agora os políticos – estão argumentando que, “se você está confortável com os derivativos […] e os contratos futuros estão obtendo seus preços do próprio mercado à vista, então você também está inerentemente dizendo que você está confortável com o mercado spot.”

Ele acrescentou que, quando apresentados a ETFs baseados em commodities “facilmente armazenadas”, como o ouro, “você viu investidores gravitarem em torno do produto que fisicamente detém aquela commodity, embora existam produtos derivados, produtos baseados em futuros”.

Ciência da volatilidade

Embora a SEC tenha repetidamente destacado a volatilidade do Bitcoin em advertências aos investidores, Sonnenshein argumentou que “os investidores que estão investindo hoje estão fazendo isso sabendo muito bem que a criptografia e seus investimentos terão inerentemente volatilidade associada a eles”, acrescentando essa volatilidade “tem sido inerente à classe de ativos desde o início.” 

O surgimento de derivados de criptografia, empréstimos e empréstimos agiram como um catalisador para um influxo de novos investidores em criptografia, disse ele, observando que, “Estes são os tipos de ferramentas que os investidores estão acostumados a ter à disposição quando pensam em acessar uma classe de ativos.”

Grayscale há muito almeja transformar seu principal produto, o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), em um Bitcoin ETF completo. Em outubro, o gestor de ativos digitais entrou com um pedido formal junto à SEC para converter o GBTC em um fundo negociado em bolsa apoiado por Bitcoin físico.

A empresa anunciou sua intenção de fazê-lo em abril, observando que a empresa está “100% comprometida em converter o GBTC em um ETF” e que “o momento será determinado pelo ambiente regulatório”.

LEIA MAIS: Bitcoin entra no top 8 dos maiores ativos do mundo em valor de mercado e supera o Tesla

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile