Ícone do site Criptonizando

‘Bitcoin falhou como uma boa moeda’, afirma especialista financeiro

Bitcoin atinge marco histórico de US$25.000 e supera capitalização de mercado Visa

O especialista financeiro e professor da Universidade de Nova York, Aswath Damodaran, criticou o Bitcoin em um discurso recente. Em sua opinião, o ativo digital “falhou miseravelmente” e não se provou uma boa moeda.

Ouro e Bitcoin não são iguais

O proeminente professor indiano, Aswath Damodaran, compartilhou seu ponto de vista sobre o BTC no episódio mais recente do MoneyControl Masterclass. Ele afirmou que a maior criptomoeda não foi classificada como uma boa moeda porque as pessoas a desconsideram como método de pagamento para compras diárias e domésticas:

“Uma boa moeda, na minha opinião, é aquela que [é] usada para comprar café, comprar sua casa, comprar um carro e, por isso, o Bitcoin falhou, e não apenas falhou, falhou miseravelmente.”

Damodaran, também conhecido como “o decano da avaliação”, acredita que os entusiastas ignoram as desvantagens do Bitcoin apenas porque ganharam muito dinheiro com isso.

Falando sobre a correlação entre o ouro e o ativo digital, o indiano opinou que o metal amarelo é a verdadeira reserva de valor. Isso porque mantém seu preço durante as catástrofes financeiras. Ele lembrou que este não é o caso do Bitcoin, cuja natureza volátil o torna uma ferramenta de investimento de alto risco:

“A maior alegação de fama do ouro é que, quando as ações entram em colapso, o ouro mantém seu valor. Se eu usar o mesmo teste no Bitcoin e olhar para 2020, o Bitcoin não se comportou como um colecionável. 

Ele se comportou como uma ação muito arriscada. Simplificando, se eu adicionar Bitcoin a um portfólio de ações, estou apenas adicionando algo que torna meu portfólio ainda mais volátil.”

O BTC realmente decepcionou tanto?

E enquanto muitos críticos questionaram o mérito do Bitcoin devido ao seu preço de moeda fiduciária volátil, o CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, afirmou que é uma cobertura melhor do que o ouro durante estes tempos econômicos incertos de inflação crescente. 

Ele foi mais longe, afirmando que supera o metal amarelo em 50 vezes:

“Acho que nos últimos 12 meses, todos nós esperamos pela inflação e acho que estamos vendo isso agora. Acho que os investidores estão vendo que o Bitcoin subiu 330% e o ouro 7% nesse período. Portanto, o Bitcoin está superando o ouro como proteção contra a inflação por um fator de 50.”

Conhecido como um dos maiores maximalistas do BTC, Saylor destacou o mérito da criptomoeda não apenas sobre o ouro, mas sobre todos os outros instrumentos de investimento.

LEIA MAIS: Michael Saylor compara compra de Dogecoin a jogos de azar em Las Vegas

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile