Bitcoin muda a história, afirma Julian Assange

Estados Unidos - Bitcoin (BTC)

Julian Assange, que há alguns meses deixou um presídio no Reino Unido, falou publicamente na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa em Estrasburgo, França. Assange destacou os prejuízos mentais e físicos que sofreu durante seu encarceramento, que ocorreu de 2019 a 2024.

Assange é o jornalista responsável pelo WikiLeaks, uma plataforma de vazamentos, conhecida por publicar informações sensíveis sobre governos, empresas e instituições. 

Assange declarou:

“Quero ser totalmente claro. Não estou livre hoje porque o sistema funcionou. Estou livre hoje porque, após anos de encarceramento, me declarei culpado de jornalismo. Me declarei culpado de buscar informações de uma fonte.”

Em uma publicação seguinte no Reddit, Assange apontou que a função do Bitcoin vai além do uso como dinheiro. Conforme destacado, a tecnologia blockchain é capaz de “escrever a história em pedra”, dada a imutabilidade da tecnologia:

“A verdadeira inovação do Bitcoin é [fornecer] uma prova globalmente verificável publicada em um determinado momento. Todo o sistema é construído sobre esse conceito e muitos outros sistemas também podem ser construídos sobre ele. O blockchain crava a história, quebrando o ditado de Orwell de ‘Aquele que controla o presente controla o passado e aquele que controla o passado controla o futuro.’”

De fato, o Bitcoin e outras redes blockchain podem ser utilizadas para armazenar informações de forma permanente. Uma vez registrado, o histórico é mantido pelos nós da rede de forma descentralizada e distribuída.

WikiLeaks e o Bitcoin

O WikiLeaks começou a ser bloqueado financeiramente em 2010 por uma série de grandes instituições financeiras. Para contornar esse problema, Assange implementou doações em Bitcoin, que era na época uma pequena rede monetária.

No entanto, Satoshi Nakamoto –anônimo criador do Bitcoin– pediu publicamente para que Assange não fizesse isso naquele momento. Satoshi estava preocupado com a atenção que o Bitcoin poderia receber nesta fase do desenvolvimento. No entanto, Assange ignorou os pedidos de Satoshi.

Satoshi afirmou:

“Não, não os traga aqui. O projeto precisa crescer gradualmente para que o software possa se fortalecer ao longo do caminho. Eu faço este apelo para que  o WikiLeaks não tente usar o Bitcoin. O Bitcoin é uma pequena comunidade beta em sua infância. Você não conseguiria mais do que alguns trocados, e o calor que você traria poderia nos destruir neste estágio.”

Poucos meses depois, Satoshi Nakamoto abandonou o desenvolvimento público do Bitcoin. A adoção do bitcoin por parte do WikiLeaks e do SilkRoad –um mercado para itens ilícitos– parece ter preocupado Satoshi, que devia prezar pelo seu anonimato.

Leia mais: Julian Assange, pioneiro do Bitcoin, deixa prisão no Reino Unido

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Estados Unidos - Bitcoin (BTC)
icon outubro 19, 2024

Michel Saylor explica o que ocorrerá quando Apple e Google comprarem bitcoin

Escrito por João Victor
Número de milionários de Bitcoin salta 111% em 2024
icon outubro 21, 2024

Número de milionários de Bitcoin salta 111% em 2024

Escrito por Sabrina Coin
Rachadura no Federal Reserve? Membro do Fed critica redução na taxa de juros realizada por Powell
icon outubro 18, 2024

ETFs de Bitcoin dos EUA ultrapassam US$ 20 bilhões em entradas

Escrito por João Victor