Ícone do site Criptonizando

Bitcoin não funciona, afirma criador do Wikipedia

Jimmy Wales

Jimmy Wales

Jimmy Wales, cofundador da Wikipedia, afirmou em uma publicação no X (Twitter) que o “Bitcoin não funciona”, diferente do sistema bancário. Entenda o que motivou a crítica de Wales à criptomoeda descentralizada.

Wales se referiu à custódia de Bitcoin, que quando executada de forma incorreta, pode resultar na perda de fundos ou mesmo em hacks:

“Esqueci minha senha bancária e perdi todo o meu patrimônio líquido. Não, na verdade isso não aconteceu, porque os bancos funcionam e o bitcoin não.”

Custódia de Bitcoin

Assim como outros dinheiros físicos, como papel moeda e ouro, a custódia pode ser realizada de forma pessoal, ou através de custodiantes de confiança, como bancos e instituições financeiras. 

Por exemplo, é possível guardar ouro de forma física, ou terceirizar a custódia para alguma instituição de confiança, ou até mesmo comprar algum título de ouro, que deve estar depositado em algum cofre pelo mundo.

De forma semelhante, é possível guardar bitcoin de forma custodial. Para realizar este procedimento com máxima segurança, é recomendado seguir as melhores práticas de auto custódia. 

Por exemplo, uma prática de segurança muito recomendada para armazenamento de grandes quantidades é criar e gerenciar as chaves privadas de um endereço em carteiras frias, que não possuem acesso à internet. 

Assim como destacado por Wales, realizar a auto custódia de forma errada pode provocar a perda dos bitcoins, que de outra forma não poderão mais ser acessados. No entanto, a questão apontada por Wales não é de fato um problema, mas um recurso, que permite que os indivíduos e instituições possuam controle total sobre os seus fundos.

Da mesma forma, custodiar seus ativos com terceiros, como ouro, criptomoedas ou dinheiro fiduciário, pode provocar a perda dos fundos devido a problemas com a instituição escolhida. Não à toa, diversos bancos e empresas financeiras já falharam no passado, e isso continuará a ocorrer ao longo da história.

Portanto, cabe ao investidor decidir se está disposto a assumir os riscos e responsabilidades de realizar a auto custódia de criptomoedas. Naturalmente, a provocação de Wales atraiu críticas dos entusiastas das criptomoedas.

Alan Raicher, apresentador do canal Bitcoinheiros, destacou que o Bitcoin não é um banco, mas sim uma moeda:

“Bitcoin não é um banco. Bitcoin é dinheiro”.

Sair da versão mobile