Sam Bankman-Fried, CEO da exchange de criptomoedas FTX, argumentou em entrevista que o Bitcoin não tem futuro como uma rede global de pagamentos.
Ele classificou o ativo como ineficiente e prejudicial ao meio ambiente devido ao seu modelo de mineração de prova de trabalho.
No entanto, ele não acredita que o BTC “tenha que sair de cena”, pois pode servir como uma reserva de valor semelhante ao ouro.
Os sistemas de pagamento devem utilizar PoS
Os comentários foram feitos durante uma entrevista recente e o CEO da FTX fez duras críticas ao Bitcoin, apontando que o mesmo é incapaz de processar um grande número de transações a um custo barato.
Então, em sua opinião, o BTC ou qualquer outra criptomoeda baseada no modelo de mineração de prova de trabalho (POW) não tem futuro como um sistema de pagamento eficaz:
“A rede Bitcoin não é uma rede de pagamento e não é uma rede de escala.”
Além disso, Sam acredita que uma rede de pagamento funcional pode ser criada por protocolos blockchain usando um mecanismo de consenso de prova de participação (POS).
Assim, as transações serão mais rápidas e relativamente baratas, o que as torna uma escolha adequada para a sociedade em geral:
“As coisas com as quais você está fazendo milhões de transações por segundo precisam ser extremamente eficientes, leves e com baixo custo de energia. As redes de prova de participação são.”
Um desses projetos de criptomoeda, que está trabalhando na mudança do modelo de mineração PoW para PoS, é a Ethereum.
Assim, a transição, conhecida como “The Merge”, deve tornar a criptomoeda mais adequada ao meio ambiente e reduzir significativamente os custos de energia da rede.
No mês passado, o desenvolvedor líder da Ethereum, Tim Beiko, previu que a mudança já estará em nosso meio em alguns meses, após junho de 2022.
Mas Sam não rejeitou completamente o bitcoin. Ele imaginou que teria um futuro como “um ativo, mercadoria e uma reserva de valor” muito semelhante ao ouro:
“Eu não acho que isso significa que o Bitcoin tem que ir.”
Ao invés de Bitcoin, interesse é em Solana
Falando em protocolos de blockchain que utilizam um modelo de mineração de prova de participação, deve-se mencionar Solana, que parece estar entre os favoritos de Bankman-Fried, pois ele costuma elogiar seus méritos.
Em novembro de 2021, o CEO enfatizou a capacidade de Solana de escalar milhões de transações por segundo. Como tal, pode se tornar o próximo protocolo de ativos digitais dominante, superando até o Bitcoin e Ethereum.
Por fim, vale lembrar que no início de 2022, a rede de Solana sofreu uma interrupção que causou pânico entre seus usuários e comerciantes em toda a comunidade de criptomoedas. Apesar do problema, o CEO da FTX permaneceu otimista, classificando-a como melhor do que outras blockchains.
LEIA MAIS: Banco Central do Brasil deve se encontrar com representantes da Coinbase e Bitso