Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O que é Bitcoin?

O que é Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda virtual que permite operações financeiras sem que uma instituição financeira ou qualquer outra autoridade central precise intermediar o processo.

Os Bitcoins são totalmente eletrônicos e não existem em formato físico como as moedas que estamos acostumados. Ele foi o precursor da tecnologia das criptomoedas e foi o modelo de muitas outras que apareceram depois, como o Litecoin.

 

Características do Bitcoin

1 - Descentralizado

A característica mais marcante do Bitcoin é a descentralização, o que significa que ele não é controlado por nenhum banco central ou governo. Ele é mantido por uma rede aberta de voluntários e não é propriedade de ninguém.

Assim, segurança das transações é garantida pelo pela própria natureza da rede, em que todas as transações precisam ser confirmadas antes de serem validadas.

 

2 - Semi-anôninimo

Isso basicamente quer dizer que a rede não vai possuir as informações pessoais como  normalmente bancos tradicionais possuem de seus clientes. O que acontece é que você opera semi-anonimato e a rede sabe apenas o endereço da sua carteira.

Entretanto, como era de se esperar, existem métodos de rastreamento de contas para descobrir a identidade do usuário responsável, caso seja se suspeite de alguma atividade ilegal como comércio de drogas ou lavagem de dinheiro.

 

3 - Imutável

Transações em Bitcoin são irreversíveis. Portanto, se você cometer o erro de digitar o número de outra carteira, não há nenhuma central de atendimento para ligar e pedir a devolução. Se por um lado é preciso ficar muito atento na hora de fazer as transações, por outro é quase impossível adulterá-las.

 

4 - Quantidade limitada

A emissão de moedas tradicionais é infinita. Assim, um banco central pode controlar a quantidade em circulação e pode manipular seu valor real. Ao contrário disso, o Bitcoin possui um limite de 21 milhões. Portanto, caso ocorra um grande aumento na sua demanda, isso poderia resultar em uma significativa valorização.

 

5 - Rapidez

As transações com Bitcoin são instantâneas e confirmadas poucos minutos depois de efetuadas, independente do lugar do planeta em que você se encontre e nem se esteja enviando seus bitcoins para o outro lado do mundo.

 

Quem criou o Bitcoin?

Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin

Até hoje não se sabe a verdadeira identidade do criador do Bitcoin, ele se apresentou sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto em 2009, quando o Bitcoin foi anunciado. No entanto, ninguém nunca o viu e o que há são apenas rumores de quem poderia ser a tal personalidade.

Em 2014, a revista Neewsweek publicou uma reportagem afirmando ter descoberto a identidade do criador do Bitcoin. Ele seria Doriam S Nakamoto, o senhor da foto acima. Tal Informação foi veementemente negada por ele, que chegou até mesmo a contratar um advogado para representar o caso.

Estima-se também que o criador do Bitcoin possua cerca de 1 milhão de moedas, o que hoje (Fev/2019) equivale a aproximadamente US$ 3,6 bilhões, uma bela fortuna!

Próxima: Como Bitcoin funciona?

Receba as notícias mais importantes no seu email

Receba as notícias mais importantes no seu email

Todos os guias