Ícone do site Criptonizando

Bitcoin pode ir para infinito e colapsar a economia, afirma bilionário

Bill Ackman, investidor com fortuna avaliada em US$ 4 bilhões, fez recentemente uma publicação no X, onde comentou sobre o Bitcoin (BTC).

Segundo Ackman, aumentos no preço do Bitcoin farão os mineradores aumentar sua capacidade, o que aumentaria os custos da eletricidade, causando inflação no dólar americano e o colapso da economia. Ele ainda afirmou que deveria comprar algumas moedas.

“Um cenário: O aumento do preço do Bitcoin leva ao aumento da mineração e ao maior uso de energia, aumentando o custo da energia, fazendo com que a inflação suba e o dólar caia, impulsionando a demanda por Bitcoin e aumentando a mineração, impulsionando a demanda por energia e o ciclo continua.

O Bitcoin vai para o infinito, os preços da energia disparam e a economia entra em colapso. Talvez eu devesse comprar alguns Bitcoins.”

No entanto, a análise de Ackman está essencialmente incorreta, visto que a mineração de Bitcoin tende a reduzir os custos de eletricidade, uma vez que trás uma nova fonte de renda para as produtoras. 

Este erro foi apontado pelo bilionário Michael Saylor, que se ofereceu para conversar pessoalmente com Ackman:

“Você deveria comprar alguns #bitcoin, mas não pelos motivos citados acima. A maioria dos mineradores de bitcoin está reduzindo o custo da eletricidade para outros consumidores, e não aumentando. Deixe-me saber se você gostaria de discutir 1 a 1.”

Michael Saylor tem sido nos últimos anos um dos principais educadores do Bitcoin. Em especial, Saylor tem levado conhecimento sobre a principal criptomoeda para grandes executivos. 

Desde 2020, a MicroStrategy, companhia fundada por Saylor, tem organizado eventos para levar educação sobre Bitcoin para executivos e investidores institucionais.

Outros nomes da comunidade Bitcoin, como o analista Pierre Rochard, também convidaram Ackman para conversar sobre a principal criptomoeda.

Sair da versão mobile