Ícone do site Criptonizando

Bitcoin superou o mercado de ações 8 vezes nos últimos 10 anos

Bitcoin superou o mercado de ações 8 vezes nos últimos 10 anos-criptomoedas

Nos últimos 10 anos, o desempenho do preço do bitcoin (BTC) superou o mercado de ações 8 vezes.

Conforme reportou o Cryptonomist, a análise foi realizada pelo CEO da Compound Capital Advisors, Charlie Bilello, apresentando um gráfico que compara o desempenho de várias classes de ativos nos últimos 10 anos.

Desde 2011, apenas em duas ocasiões, em 2014 e 2018, o desempenho anual dos preços do BTC foi negativo, apenas com a Nasdaq e as Large Caps dos EUA piorando.

Mas ao comparar todos os desempenhos anuais individuais, nos 8 anos em que o bitcoin fechou em alta, sempre superou em muito o desempenho dos mercados de ações, incluindo Nasdaq e US Large Caps.

“Retornos de classe de ativos nos últimos 10 anos… Dados via  @ycharts”.

Asset Class Returns over the Last 10 Years…

Data via @ycharts pic.twitter.com/njj8A19xiF

— Charlie Bilello (@charliebilello) December 14, 2020

O número mais impressionante, no entanto, é o desempenho acumulado de dez anos: + 6.271.233% em dez anos, anualizado em + 203%.

É preciso dizer, porém, que 2011 foi o primeiro ano completo de negociação do BTC nos mercados públicos. Portanto, em termos de acumulado, o preço extremamente baixo em 2011 eleva consideravelmente o resultado final.

O melhor desempenho individual para o bitcoin foi em 2013, o ano da primeira grande bolha especulativa, que fechou com + 5.507%. Este é também, de longe, o maior número anual único em todo o gráfico publicado pela Bilello.

O segundo ano de melhor desempenho para o BTC foi 2011, e o terceiro melhor foi 2017, o ano da segunda grande bolha especulativa.

Nos dois anos em que o desempenho do bitcoin foi negativo, o melhor desempenho foi registrado por US REITs (VNQ) em 2014 e US Cash (BIL) em 2018.

Tomando como referência a taxa de crescimento anualizada acumulada, a segunda posição a seguir aos + 203% do BTC está os + 20% do Nasdaq, o que seria extremamente distante mesmo que 2011 fosse retirado destes cálculos.

Por último, importa referir que os dados do ano corrente também confirmam o bitcoin como vencedor absoluto, com + 162%, enquanto o Nasdaq está em segundo lugar com + 42,7%.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile