Ícone do site Criptonizando

Bitcoin tende a centralização, afirma presidente da SEC após aprovar ETFs

Gery Gensler - Presidente da SEC, Bitcoin ETF defi

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) redobrou suas críticas ao Bitcoin (BTC), apesar de ter aprovado uma série de fundos negociados em bolsa para o ativo no início desta semana.

Durante uma entrevista à CNBC na sexta-feira, Gary Gensler argumentou que o Bitcoin possui poucos casos de uso além de atividades ilícitas e, ironicamente, tendeu à centralização ao longo do tempo.

“Acho que os investidores devem estar cientes de que o ativo subjacente é um ativo altamente especulativo e volátil”, disse Gensler sobre os ETFs, enfatizando que a agência não “aprova” ou “endossa” o Bitcoin.

Embora Gensler entenda certas inovações da tecnologia blockchain como um “sistema de contabilidade”, ele afirmou que há uma certa “ironia” em torno da aprovação de um ETF para um sistema supostamente “descentralizado”.

“Pense na ironia daqueles que diriam que esta semana é histórica”, disse. “Agora você pode comprar [Bitcoin] por meio de uma coisa chamada produto negociado em bolsa que é, bem, centralizado.”

Muitos membros da comunidade Bitcoin compartilham a visão de Gensler sobre os produtos ETF, aconselhando os seguidores a manter seu próprio BTC em uma carteira pessoal sempre que possível, em vez de um ETF.

No entanto, mesmo sem um ETF, Gensler afirmou que há “muita centralização” com o Bitcoin, quando se trata da mineração:

“Mesmo o livro-razão subjacente, em grande parte, o Bitcoin é produzido por um punhado de empresas de mineração e similares”, disse o presidente.

De acordo com o Hashrate Index, apenas dois pools de mineração de Bitcoin controlam mais de 50% da taxa de hash da rede, o que poderia ser o suficiente para certos tipos de ataques.

No entanto, esses pools são compostos por várias outras empresas de mineração que podem optar por mudar de pool ou minerar de forma independente a qualquer momento.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile