Ícone do site Criptonizando

Bitcoin vs altcoins: quem está se segurando melhor?

altcoins-criptomoedas-bitcoin

Reprodução Kryptomoney

Comparando o desempenho dos preços do Bitcoin e altcoins, estes últimos parecem estar sofrendo mais nestes dias difíceis. 

Isso é notado por Santiment, que aponta a diferença entre a perda de 4,5% do Bitcoin, e por exemplo, a perda de 26% do Dogecoin.

Tomando as dez principais criptomoedas por capitalização de mercado como referência, excluindo stablecoins, é claro, o preço do BTC está 15% abaixo de uma semana atrás. Mas as outras criptomoedas principais estão abaixo em uma porcentagem maior. 

Por exemplo, o ETH caiu 21% , quase o mesmo que o BNB. ADA está em -18%, enquanto XRP caiu 27%. DOGE e DOT caíram 32% . 

Por que o BTC continua na frente?

Esta diferença é confirmada pelo domínio do Bitcoin, ou seja, a porcentagem da capitalização de mercado total detida pelo BTC

Em 19 de maio, no dia do flash crash, o domínio do Bitcoin atingiu a baixa de 2021 de 37,76%, de acordo com a CoinGecko . 

Nos dias seguintes, voltou a ficar acima de 40%. Mas com as quedas no final de maio e início de junho, voltou abaixo. 

No entanto, a partir de 10 de junho começou a subir novamente, não tanto devido a um desempenho particularmente positivo do preço do BTC, mas devido a uma nova queda nos preços do altcoin. 

Em 12 de junho já estava acima de 43%, enquanto ontem ultrapassava 46%. 

O nível atual de domínio do Bitcoin é semelhante ao do início de maio, embora o preço seja muito mais baixo.

O flash crash do Bitcoin e o efeito em altcoins

Em outras palavras, após o flash crash em 19 de maio impulsionado pelo preço do Bitcoin, desencadeou-se uma queda geral pelos altcoins. Isso, tendo em vista o pico mínimo atingido pelo BTC naquele dia não que foi atingido novamente nos dias seguintes, exceto ontem para um período muito curto. 

Assim, desde 19 de maio, o preço do Bitcoin oscilou entre US$30.000 e US$40.000, com raras exceções. Enquanto isso, o preço de muitos altcoins caiu ainda mais no mesmo período. 

Essa dinâmica foi observada no passado. Na verdade, o Bitcoin muitas vezes provou ser mais resistente do que os altcoins. Durante as fases de alta, agora muitas vezes cresce menos em termos percentuais, mas se mantém melhor durante as fases de baixa.

LEIA MAIS: John McAfee encontrado morto em sua cela de prisão na Espanha

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile