Ícone do site Criptonizando

BitcoinTalk, fórum criado por Satoshi Nakamoto, proíbe mixers

Satoshi Nakamoto - Bitcoin

Links, tópicos e publicações que promovam o uso de mixers estarão proibidos no fórum BitcoinTalk a partir de 1 de janeiro de 2024. A decisão foi anunciada pelo administrador do fórum, Theymos, devido a recentes desenvolvimentos no mercado.

A decisão foi tomada após o OFAC (Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA) bloquear o Sinbad, um mixer de Bitcoin. Este não é o primeiro bloqueio de mixer por parte do governo dos Estados Unidos, como destacou a administração do fórum.

Confira o anúncio feito:

“O Bitcointalk.org visa permitir tanta liberdade quanto for razoavelmente possível. Mas este não é um fórum darknet, e com os mixers parecendo “cada vez mais cinza”, não é mais razoavelmente possível permitir links para mixers.”

Conforme destacado, os mixers não são ilegais, até que eles sejam sancionados pela OFAC. No entanto, este tem se tornado um padrão na indústria:

“Embora “um serviço de mixer de criptomoedas não seja necessariamente ilegal”, surgiu um padrão claro em que os mixer aparecem, duram um pouco e depois são derrubados pelas autoridades quando ficam grandes demais.

Permitir que os mixers sejam publicados no bitcointalk.org antes que aparentemente sejam declarados ilegais e apreendidos não é sustentável. Portanto, links para mixers não serão mais permitidos, assim como links para sites darknet já não são permitidos.”

Mixer de Bitcoin

Redes blockchain como Bitcoin e Ethereum são completamente públicas e transparentes, de modo que é possível observar o saldo e todo o histórico de transações dos endereços. Para obter maior privacidade e ofuscar a origem dos fundos, usuários podem optar por utilizar mixers ou coinjoins.

Os mixers tem como objetivo ofuscar a origem dos fundos, de modo a impossibilitar a análise da blockchain. Devido às suas propriedades, os mixers costumam ser utilizados para lavar fundos de bitcoins obtidos de forma ilícita. Por conta desse fator, eles vêm sendo alvo de sanções por parte do governo dos Estados Unidos.

Uma alternativa com maior privacidade do que os mixers é utilizar criptomoedas que são privadas por padrão, como é o caso do Monero (XMR).

Sair da versão mobile