Ícone do site Criptonizando

BitVM, solução visa trazer funcionalidades do Ethereum para o Bitcoin

Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH): analistas apontam o que esperar para as criptomoedas

Robert Linus, líder de desenvolvimento do Bitcoin ZeroSync, propôs o BitVM, um sistema que visa criar novas soluções sob a blockchain, sendo semelhante ao Ethereum Virtual Machine (EVM).

Ao contrário de outras propostas para expandir as capacidades do Bitcoin, o BitVM não exige quaisquer alterações no código do Bitcoin que possam causar uma ruptura contenciosa na rede e na comunidade.

De acordo com o white paper do projeto publicado na segunda-feira, o BitVM é um “paradigma de computação para expressar contratos de Turing completos no Bitcoin”.

Em vez de executar cálculos complexos na própria blockchain, o sistema sugere que eles sejam meramente “verificados” no Bitcoin, com a computação feita fora da blockchain. 

Linus comparou o sistema aos Optimists Rollups, uma solução de escalonamento Ethereum que processa muitas transações fora da rede antes de publicá-las em lotes na blockchain principal.

“Isso permite contratos de Bitcoin mais expressivos. Particularmente, ele permite funcionalidades para as quais pensamos que precisaríamos de um soft fork”, afirmou Linus.

Linus disse que isso poderia tornar possíveis jogos como “Xadrez, Go ou Poker” no Bitcoin. Ele também sugeriu que isso poderia permitir “sidechains confiáveis” para Bitcoin, o que significa que o BTC poderia ser conectado de forma confiável a outras redes sem a necessidade de centralização, embora essa possibilidade permaneça incerta.

Como a maioria das propostas, Linus disse que o BitVM ainda apresenta limitações:

“A principal desvantagem é que é limitado ao ambiente bipartido com um provador e um verificador”, observou ele, acrescentando que também requer “quantidades significativas de computação e comunicação fora da blockchain para executar programas”.

Apesar de gerar mais de 2,4 milhões de impressões no Twitter, muitos desenvolvedores rapidamente consideraram o projeto exagerado.

“Isso está recebendo muita atenção no mundo Bitcoin”, disse o pesquisador da Paradigm Dan Robinson na segunda-feira. 

“O protocolo funciona apenas para duas partes, portanto não pode ser usado em rollups ou outras aplicações multipartidárias.”

O CEO da Blockstream e Bitcoin OG Adam Back também sugeriu que uma versão diferente da proposta de Linus existe desde 2016, na forma do sistema de Pagamento Contingente de Conhecimento Zero (ZKCP) de Greg Maxwell.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile