Ícone do site Criptonizando

Blockchain.com lança token lastreado em ouro na rede do Bitcoin

ouro criptomoeda token blockchain

A Blockchain.com, empresa provedora de serviços de carteira de criptomoeda, acaba de lançar um token lastreado em ouro.

O ativo digital DGLD, como é chamado, foi criado numa parceria com os gerenciadores de serviços digitais CoinShares, o maior gerente de ativos digitais da Europa, e MKS, parte do grupo de ouro mais confiável do mundo.

Segundo o comunicado publicado na terça-feira (15), as empresas levaram dois anos desenvolvendo o token que já vale mais de US$ 20 milhões e foi projetado para investidores de varejo e investidores institucionais.

“DGLD é um ativo digital que representa o ouro físico alocado armazenado em um cofre suíço e tokenizado com uma sidechain construída na rede do Bitcoin”, explicou a empresa.

Todo token é “lastreado” em um ativo físico e cada um deles é o equivalente digital de 1/10 de uma onça-troy de ouro (cerca de 31,1035 gramas) armazenada na Suíça.

A empresa afirma que o token combina “a estabilidade do ativo mais duradouro do mundo, o ouro, com a segurança da rede mais resiliente do mundo, o Bitcoin”.

“Agora você pode ter a tranquilidade do ouro físico com abóbada suíça, com a mesma conveniência, mas não as mesmas camadas de intermediários, como proprietários de um ETF baseado em ouro”, disse o presidente da CoinShares, Danny Masters.

O ativo é tokenizado usando a sidechain da Ocean Bitcoin, desenvolvido pela empresa de blockchain CommerceBlock.

No entanto, o DGLD não está sujeito às mesmas restrições regulatórias que os produtos de investimento baseados em ouro, como fundos negociados em bolsa, mas sim na categoria cinco de taxonomia da Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro da Suíça sobre stablecoins.

Essa categoria é reservada para criptomoedas vinculadas a mercadorias com direitos de propriedades.

“Com o DGLD, criamos um novo formato de propriedade de ouro que permite usar digitalmente o ouro físico armazenado em um cofre 24/7. O DGLD tem o potencial de mudar profundamente a maneira como o ouro é usado diariamente”, disse Marwan Shakarchi, presidente da MKS.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile