São várias as tecnologias que hoje em dia ajudam as empresas quando o assunto é realizar a tão comentada transformação digital. Além disso, a transformação deve afetar todas as áreas da empresa, desde o setor financeiro até o atendimento.
Por essa razão que a utilização de ferramentas de gestão e um bom serviço de hospedagem de sites – como um servidor vps – são apenas alguns dos recursos fundamentais para facilitar essa digitalização das empresas.
Além desses, vale mencionar também outra tecnologia que pode trazer impactos positivos para a transformação digital nos negócios. Essa tecnologia é o blockchain.
Se você não sabe ou ainda nunca ouviu falar sobre esse termo, acompanhe o post e fique inteirado sobre o tema.
Entenda o que é o Blockchain
O termo blockchain tem uma ampla relação com o universo das criptomoedas, também conhecidas como moedas digitais. A Bitcoin, a Litecoin e outras conhecidas criptomoedas são protegidas por meio do recurso blockchain.
Podemos dizer que o blockchain atua como um banco de dados que possibilita guardar transações digitais de maneira perene, anônima e com um elevado nível de segurança.
Além disso, ela também permite a descentralização da criptomoeda, algo que a torna independente das tradicionais instituições financeiras.
Blockchain não leva esse nome por acaso, visto que a estrutura desse banco de dados é composta por uma cadeia de blocos. Desse modo, cada vez que um bloco de dados é finalizado, ele é inserido no sistema e passa a integrar o bloco anterior e o posterior.
Esse entrelaçamento dos dados evita que pessoas desconhecidas tenham a possibilidade de acessar, editar ou até retirar informações sem a devida autorização dos demais blocos.
Além do mais, cada bloco conta com componentes que constituem uma assinatura única para cada documento. Isso faz que esse documento seja completamente seguro.
Por essa razão, a tecnologia blockchain não exige um modelo centralizado. Isso permite que ela seja usada para variados processos de autenticação e segurança digital. Um deles é a segurança das lojas online que temos hoje em dia.
Saiba como o Blockchain pode impactar na transformação digital de uma empresa
A transformação digital consiste no uso de tecnologias para realizar todos os processos de um negócio, desde o controle das finanças até a realização das estratégias de Marketing. O uso de um servidor VPS para melhorar o desempenho de um site é um exemplo disso.
A segurança dos dados internos, nesse caso, também deve ser digitalizada para que a transformação digital seja completa e realmente eficiente. Porém, é interessante levar em conta que o blockchain influencia outros elementos no seu negócio como mostraremos abaixo.
Transparência na realização das atividades e transações
Essa tecnologia atua por meio de duas chaves criptográficas. Sendo assim, todas as transações em uma empresa podem ser registradas em um livro-razão público, criptografadas e seguras. Com isso, é impossível que elas sofram alterações.
Diante dessa tecnologia é possível afirmar que o controle financeiro, de logística, de produção e qualidade se tornarão bem mais seguros e com uma margem de erro bastante reduzida.
Acompanhamento de produtos
Por meio do blockchain a empresa tem a possibilidade de garantir a qualidade e a segurança de um determinado produto, tendo recursos para efetuar o rastreamento das matérias-primas.
Um exemplo disso pode ser uma montadora de carros. Diante da descentralização proporcionada pela blockchain, ela pode realizar o gerenciamento de fornecedores de peças e obter um maior controle nessa atividade.
Isso facilita, por exemplo, no recall de peças defeituosas, evitando acidentes graves por causa de tais peças e salvando inúmeras vidas.
Automatização de acordos jurídicos
Devido a segurança e transparência que ela proporciona, a blockchain tem condições de automatizar o processo de acordos legais e documentações, reduzindo de forma significativa a burocracia que normalmente atrapalha o fluxo dos processos.
Quem é gestor sabe que, de uma forma geral, os contratos de negócios costumam ser bilaterais e demandam documentação e assinaturas de ambas as partes.
Isso pode gerar atrasos, atrapalhando a produtividade de uma empresa e fazer com que os empreendedores percam prazos valiosos devido à ausência de uma assinatura, por exemplo.
Com isso, o blockchain irá auxiliar a eliminar a lentidão de transações que exigem assinatura e aprovação.
Obtenção de recursos
Essa é uma vantagem que vale especialmente para aquelas empresas que ainda estão dando os passos iniciais no competitivo mercado.
Normalmente, para tais empresas, é difícil levantar o capital necessário para colocar os seus objetivos em prática, justamente em um período conturbado, marcado por uma pandemia e oscilações na economia.
Muitas empresas, quando conseguem os recursos, encontram pela frente um muro de burocracias e empecilhos. No entanto, o blockchain possibilita captar investimentos sem necessitar de intermediários.
Graças a isso, muitas startups já podem transformar os seus sonhos em realidade, realizando campanhas para angariar fundos de forma global sem necessitar de adicionais.
Facilidade na compra de suprimentos
Muitos empreendedores sabem de onde estão comprando os suprimentos, porém, nem sempre estão cientes de quem são os fornecedores de seus fornecedores.
Felizmente o blockchain pode entrar em ação, gerando rastreabilidade, fornecendo a chance para os empreendimentos estarem a par de todas as movimentações relacionadas ao produto, desde a origem.
Um exemplo disso pode ser um dispositivo que está apresentando mau funcionamento. Ao utilizar o blockchain, o gestor terá a capacidade de identificar quem foi o fornecedor original do dispositivo que está apresentando defeitos.
O blockchain também é um recurso viável para assegurar a originalidade de produtos, impedindo que sejam inseridas produtos falsos no mercado ou de origem duvidosa.
Por isso, é possível dizer que a tecnologia irá auxiliar as empresas a avaliar de forma precisa e segura se os fornecedores atendem aos seus requisitos de qualidade e segurança.
Segurança contra o roubo de dados
A era digital trouxe várias facilidades, inclusive quando se trata de e-commerce. Pode reparar que atualmente, com um smartphone em mãos, é possível comprar qualquer produto ou serviço sem sair de casa, basta apenas acessar a internet.
Se a era digital trouxe vantagens, ela trouxe também a oportunidade para a atuação de hackers. Caso não haja uma barreira para impedir a ação desses cibercriminosos, os dados valiosos de qualquer empresa estarão desprotegidos.
Por outro lado, diante da presença do blockchain, os clientes terão um maior controle dos seus dados com uma chave criptografada. Essa chave poderá ser decifrada apenas pelas empresas que possuírem acesso ao blockchain.
Um exemplo disso é o certificado SSL que atua na proteção dos dados em uma loja virtual e até mesmo em sites mais simples que efetuam transações simples como um simples preenchimento de formulário.
O Blockchain pode ser utilizada na gestão de um negócio
Como você viu nesse artigo, o blockchain trata-se de uma tecnologia que vai muito além do mundo das moedas digitais, ou seja, ela pode ajudar diversos tipos de empreendimento.
Portanto, assim como é importante na era digital poder contar com ferramentas de gestão e hospedagem de sites (servidor vps, por exemplo), o blockchain surge como uma tecnologia altamente eficiente para garantir a segurança e a produtividade de um negócio.