Ícone do site Criptonizando

Blockchain é parte de projeto milionário de transformação do governo brasileiro

blockchain-bitcoin-criptomoedas

A tecnologia blockchain está sendo incluída no programa milionário de transformação digital do Governo Federal, conforme reportou o Portal do Bitcoin.

O programa será realizado durante o ano pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e representa um investimento de R$25 milhões na entidade vinculada ao Ministério da Economia.

A tecnologia blockchain passará a ser estudada como uma ferramenta para criar soluções inovadoras no setor público, com o intuito de desenvolver condições necessárias para a promoção da digitalização do setor produtivo brasileiro.

Segundo o Diário Oficial da União (DOU), o “estímulo ao uso das aplicações blockchain para aumentar a eficiência da gestão pública”.

A ação traz a implantação de mecanismos de segurança no ambiente digital, com o objetivo de aumentar a confiança no âmbito digital e a resiliência cibernética. A blockchain será utilizada como uma ferramenta para o processo de arrecadação pública.

“Propiciar infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades e viabilizar a eficiência, eficácia e efetividade aos sistemas de gerenciamento interno da ABDI”, de acordo com o Diário Oficial.

O projeto garante reserva de recurso que permite à ABDI planejar ações de longo prazo, bem como a viabilidade financeira da agência.

A ABDI terá outro programa focado na adoção e difusão de inovação e novos modelos de negócios, com o objetivo de prover as empresas instrumentos que viabilizem a aceitação de inovações que conduzirão o setor produtivo brasileiro à modernização. 

Em 2019, o Ministério do Planejamento contratou o Dataprev para fornecer serviço de acesso aos dados da rede blockchain da Receita Federal. O Dataprev é o responsável por processar dados sociais do governo brasileiro.


Mais Lidas


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile