Ícone do site Criptonizando

Blockchain e seu potencial em diversas áreas do mercado

blockchain brasil tecnologia

Embora a blockchain seja usada inerentemente no mercado de criptomoedas, a tecnologia pode contribuir em diversas áreas, apontou o Estadão em artigo no último domingo (21).

Com baixo custo operacional, a tecnologia criada pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto permite registrar informações permanentemente e validá-las com facilidade, rapidez e segurança. Abaixo estão alguns exemplos do uso da blockchain em algumas áreas do mercado:

Educação

Instituições educacionais podem se beneficiar do potencial dessa tecnologia com a emissão de históricos escolares validados pela instituição de ensino através da emissão de certificados de conclusão de curso, por exemplo.

Saúde

Uma opção para agilizar os processos na relação entre cidadão, médico, laboratório, SUS e afins, seria armazenar dados que constituem o conceito de prontuário, sendo estes de posse exclusiva do cidadão e só podendo ser acessados caso ele permita.

Economia e finanças

Nessa área temos as criptomoedas e tokens descentralizados cujo valor é baseado no mercado global. Junto a isso, uma nova categoria de blockchain/DLT híbridos está surgindo com a revolução da tecnologia.

Um exemplo dos benefícios proporcionados pela utilização destas tecnologias são as Banktechs— categoria de startups, que agrupam empresas de nicho, permitindo que o ecossistema seguro viabilize a troca de recursos e serviços entre clientes para promover a gestão de contas digitais, pagamentos instantâneos, open bank, identidade digital, oferecendo toda gama de serviços e produtos financeiros tradicionais com foco na Indústria 4.0 e Smart City 5.0.

Área jurídica

A blockchain também é útil na área jurídica, por sua grande vantagem de armazenamento e validação de documentos. A tecnologia é usada para armazenar e reforçar a Proteção de Propriedade Autoral pelo horário do registro, certificação, prova de autenticidade e posse de documentos.

Por outro lado, embora tenha grandes benefícios, nem tudo pode ser armazenado na blockchain devido a restrições por normas, regulamentos ou leis, como a Lei N º 13.709, por exemplo, que impede que dados pessoais sejam armazenados de forma simples, já que não se pode mudar as informações já registradas, o que seria um problema caso o dono delas quisesse que fossem removidas.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) também está adotando em massa a tecnologia blockchain tanto para aferição de coleta precisa de dados, quanto para aferição da cadeia de “Supply Chain”.

Um exemplo disso são as geladeiras inteligentes da Bosch, na Áustria, que além de armazenar o consumo, fazem compra da melhor fonte energética e origem de toda cadeia de fornecimento, utilizando blockchain.

Assim, o mercado de Comercialização de Energia e os marketplaces de venda e troca destes dados são fortalecidos em um ambiente especializado e descentralizado, como o IOTA DATA Marketplace.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile