Ícone do site Criptonizando

Bolívia libera negociação de criptomoedas após tentativa de golpe

Bitcoin (BTC)

Bitcoin (BTC)

O Banco Central da Bolívia (BCB) liberou a negociação de ativos digitais, em uma tentativa de modernizar o sistema financeiro do país. A medida foi tomada após tentativa de golpe militar na quarta-feira (26), que foi neutralizada pelo governo vigente.

Edwin Rojas Ulo, presidente do BCB, comentou sobre as iniciativas, que devem abrir a economia do país:

“O BCB, no âmbito de suas políticas, têm promovido continuamente a modernização do sistema de pagamentos nacional e o desenvolvimento da infraestrutura de pagamentos, possibilitando com suas ações a adoção de inovações tecnológicas e novos esquemas de pagamentos […].

Neste quadro, a Resolução do Conselho nº 084/2024 proporcionará à população um mecanismo adicional que contribuirá para o fortalecimento das atividades financeiras e comerciais“.

No entanto, foi esclarecido que as criptomoedas ainda não possuem status de dinheiro corrente, e o boliviano permanece como moeda de curso legal no país:

“Nesse sentido, um ativo virtual não é moeda com curso legal, não é dinheiro e não é obrigação por parte da população de os receber como meio de pagamento, pelo que os riscos inerentes à sua utilização e comercialização serão assumidos pelos utilizadores dos referidos bens“.

Dessa forma, a Bolívia deixou de ser um dos únicos países do mundo a impedir a negociação de criptomoedas. Notavelmente, o país latino conta com um PIB de US$ 44 bilhões.

Sair da versão mobile