O Banco Central do Brasil (BCB) Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) iniciaram um projeto de colaboração. As instituições vão conduzir testes entre o Ensemble Sandbox e os sistemas que envolvem o Drex.
O Ensemble Sandbox é uma plataforma construída pelo governo de Hong Kong focada no mercado de ativos tokenizados. O Drex, por sua vez, será a nova moeda digital do banco central do Brasil.
O Drex está na sua segunda fase de desenvolvimento, e está colaborando com 70 outras instituições para criar um ecossistema de ativos tokenizados no Brasil. O projeto faz parte de um acordo firmado entre os dois países em 2018 para colaboração no sistema financeiro.
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, comentou sobre a colaboração:
“A colaboração com a HKMA é um passo importante desta nova fase na construção da Drex. Participar de experimentações e debates transfronteiriços é fundamental para ajudar na criação de um mercado financeiro global ainda mais integrado. Assim, consideramos simbólica a conexão de duas jurisdições em lados opostos do globo.”
Conexão entre CBDCs
Bancos Centrais de todo o mundo estão trabalhando no desenvolvimento de CBDCs (Moedas Digitais de Banco Central). Estas novas moedas, que existem apenas na forma digital, serão implementadas em diversos países nos próximos anos.
As CBDCs aumentam o controle e a vigilância do sistema financeiro ao eliminar o dinheiro físico. Neste cenário, as criptomoedas podem se fortalecer, dada a soberania e a privacidade que pode ser obtida através destas redes descentralizadas.