De acordo com dados compilados pela River, o Brasil se tornou o país que mais pesquisa pelo termo “Bitcoin” no mundo. Os dados foram extraídos da plataforma de SEO Ahrefs e compartilhados por diversos perfis nas redes sociais.
Notavelmente, o Brasil sempre esteve no topo dos países mais interessados pelo Bitcoin no mecanismo de busca. Em 2020, o Brasil era o quarto país com maior volume de buscas global. O primeiro lugar só foi alcançado em 2023, e mantido em grande parte de 2024.
Os próximos países com mais buscas são os Estados Unidos, Alemanha, Turquia, Espanha e Reino Unido. O Brasil conseguiu até mesmo superar países com população muito maior, como a Índia.
É importante destacar que o Google não é uma ferramenta tão popular em partes do Oriente, com outros mecanismos de busca ocupando este espaço no outro lado do mundo.
Alguns perfis nas redes sociais especularam sobre o motivo deste movimento. O perfil Mapinguary afirmou:
“Acho que o principal motivo é a comunidade bitcoiner, que gera conteúdo de qualidade e tem grande alcance. Se fosse por moeda fraca, vários outros países estariam na mesma situação e o USA não estaria em primeiro.”
Segundo dados do Ahrefs, a busca pelo termo “Bitcoin” no Brasil excede 1 milhão em volume. Além disso, outros termos são também muito populares, como “Bitcoin hoje”, “Bitcoin agora” e “gráfico do Bitcoin”, como pode ser visto na imagem abaixo:
De fato, o Brasil é um grande mercado para as criptomoedas. O país tem chamado a atenção de grandes empresas do setor, com as principais exchanges do mundo se estabelecendo no país nos últimos anos.