Ícone do site Criptonizando

Brasileiro ganhador de sorteio NFT decola ao espaço em empresa de Jeff Bezos

Hoje temos o segundo brasileiro indo ao espaço. Victor Hespanha, mineiro de 28 anos embarca em voo espacial da Blue Origin. A ida do brasileiro ocorre após ter vencido um sorteio entre donos de NFTs da empresa Crypto Space Agency (CSA).

A Blue Origin foi fundada por Jeff Bezos, criador da Amazon, e é uma companhia de voos espaciais privados. Sua principal concorrente no lançamento de cargas espaciais e satélite é a Space X, de Elon Musk, ambos realizando esse trabalho para empresas particulares e governos.

A viagem do brasileiro estava programada para 20 de maio, porém encontrou-se uma peça fora dos padrões da companhia, durante uma inspeção de rotina da Blue Origin, escolhendo-se o adiamento da data do voo.

Victor Hespanha – brasileiro que vai ao espaço hoje, 04 de junho de 2022.

A CSA emitiu uma série de 5.555 tokens não-fungíveis (NFTs) chamados Gen-1. Todos que compraram os NFTs participaram do sorteio, que acabou agraciando o brasileiro.

A venda dos NFTs tem como objetivo viabilizar e fomentar projetos espaciais com criptomoedas, conforme informado pela empresa, além de outros benefícios aos membros da comunidade que possui um dos NFTs da coleção.

Um dos primeiros benefícios é a viagem espacial, mas outras vantagens disponibilizadas aos membros serão divulgadas em breve pela CSA.

Encontra-se em seu site a seguinte a missão da empresa “convergir a tecnologia da indústria espacial com a inovação e o poder financeiro dos mercados de crypto para acelerar o futuro espacial da humanidade”.

A renda da CSA vem, atualmente, da renda advinda da criação e comercialização dos NFTs, não recebendo qualquer subsídios de empresas como NASA, Space X ou Blue Origin para seu funcionamento.

“Contudo, com a finalidade de expandir a demanda do setor espacial, hoje a Crypto Space Agency também está focada no desenvolvimento de soluções e produtos que possam vir a surgir a partir da Web 3.0”.

O co-fundador da CSA, Sam Hutchinson, em comunicado à imprensa, ressalta que a viagem de Victor reforça a missão da agência.

“Trabalhamos para unir a tecnologia da indústria espacial com a inovação e o poder financeiro do mercado cripto para que a humanidade possa ter uma visão do futuro além da Terra”. 

Outro co-fundador da CSA, Joshua Skurla, reforça que a chegada da agência ao mercado vai democratizar experiências como esta, antes restritas a um público muito específico, para uma comunidade bem mais ampla.

Primeiro brasileiro no espaço

Marcos Cesar Pontes foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, em 30 de março de 2006. Na viagem, ele e mais dois astronautas, o russo Pável Vinográdov e o americano Jeffrey Williams, saíram da Base de Lançamento de Foguetes de Baikonur, Cazaquistão. Embarcaram na nave Soyuz TMA-8 ruma à Estação Internacional, passando oito dias trabalhando na Estação, voltando à Terra na nave Soyuz TMA-7.

Mais recentemente, Marcos Pontes foi ministro da Ciência e Tecnologia entre os anos de 2019 e 2022, durante boa parte do mandato do presidente Jair Bolsonaro.

Pontes saiu da pasta em março deste ano para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo estado de São Paulo nas eleições de outubro.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile