Ícone do site Criptonizando

BRICS acabará com a hegemonia dos EUA, afirma presidente cubano

Dólar - EUA st

Dólar - EUA

O presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, afirmou que a coalizão econômica conhecida como BRICS pode acabar com a atual ordem mundial dominada pelos Estados Unidos.

Em nova entrevista à RT, Diaz-Canel mencionou que o BRICS oferece uma saída para países que estão sendo pressionados a aceitar as políticas hegemônicas dos Estados Unidos.

Segundo o presidente de Cuba, nações de todo o mundo estão fazendo fila para ingressar no BRICS, já que o bloco econômico tem a missão de integrar as economias dos países em desenvolvimento.

“Então, qual é a alternativa fornecida pelo fórum BRICS à política hegemonista que pressiona todos a aceitar essa ordem mundial internacional?

Acho que o BRICS oferece uma alternativa brilhante para a integração econômica, especialmente para as economias em desenvolvimento e as nações mais pobres, os chamados ‘países do terceiro mundo’, o Sul Global porque BRICS significa relações multipolares.

As nações do BRICS se opõem à ideologia da Guerra Fria e propõem uma ordem econômica internacional mais justa, baseada na igualdade e mais benéfica para todos os participantes. Eles defendem tratar os jogadores como verdadeiros parceiros nas relações econômicas e comerciais entre as nações, pois esse tipo de relacionamento garante a paz e a segurança internacional.”

Diaz-Canel também disse que os membros do BRICS estão propondo abrir mão do dólar americano no contexto do comércio internacional. Segundo o presidente, os países do bloco estão planejando se afastar do dólar para evitar qualquer possível sanção dos EUA e seus aliados.

“Uma desdolarização serve como base para relações mais inclusivas e mutuamente benéficas, ajudando um grande grupo de países a integrar suas economias. Desistir do dólar americano pode ajudar os países a evitar quaisquer sanções impostas pelos EUA ou outras potências que usam o dólar porque os EUA usam sua moeda para aplicar sanções financeiras e econômicas”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile