Ícone do site Criptonizando

BRICS ameaçam o dólar e os EUA, afirma ex-executivo do JPMorgan

BRICs criptomoeda moeda digital sistema financeiro brasil

O investidor veterano Jon Wolfenbarger afirmou que o sucesso dos BRICS pode ter sérios efeitos sobre o dólar americano e o padrão de vida no país.

Wolfenbarger, ex-banqueiro de investimentos do JPMorgan e Allianz, escreveu em um novo artigo para o Mises Institute que, ao longo da história, todos os impérios falharam e os EUA provavelmente não serão uma exceção.

Ele apontou que as nações do BRICS, que se referem à coalizão econômica de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, agora têm o poder de destronar os EUA após décadas de política econômica irresponsável do governo americano.

Wolfenbarger afirmou:

“Se os BRICS forem bem-sucedidos e os EUA não mudarem suas políticas para se concentrar em um dólar mais forte, menos gastos e paz em vez de guerra, é possível que o dólar perca lentamente seu status de ‘moeda de reserva’.

Isso prejudicaria os padrões de vida dos EUA e levaria a menos poder para o governo dos EUA, semelhante ao enfraquecimento do Reino Unido após a Segunda Guerra Mundial. Todos os impérios da história falharam, e os EUA provavelmente não serão uma exceção – se os BRICS puderem criar uma moeda forte de sucesso para competir com o dólar”.

O investidor, que fundou o serviço de pesquisa de investimentos Bull And Bear Profits, diz que os países do BRICS ainda têm uma grande montanha a escalar se levarem a sério a competição com o dólar.

“Os EUA têm o maior e mais seguro mercado de títulos do governo, sem controles de capital e uma reputação de fazer cumprir o estado de direito. Por outro lado, os países do BRICS dificilmente são conhecidos por respeitar leis ou ter moedas fortes.

Talvez mais importante, as entidades não americanas têm US$ 12 trilhões em dívidas denominadas em dólares americanos que precisam pagar com dólares, então abandonar o dólar seria incrivelmente difícil e caro”.

Sair da versão mobile