BRICS ameaçam o dólar e os EUA, afirma ex-executivo do JPMorgan

O investidor veterano Jon Wolfenbarger afirmou que o sucesso dos BRICS pode ter sérios efeitos sobre o dólar americano e o padrão de vida no país.

Wolfenbarger, ex-banqueiro de investimentos do JPMorgan e Allianz, escreveu em um novo artigo para o Mises Institute que, ao longo da história, todos os impérios falharam e os EUA provavelmente não serão uma exceção.

Ele apontou que as nações do BRICS, que se referem à coalizão econômica de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, agora têm o poder de destronar os EUA após décadas de política econômica irresponsável do governo americano.

Wolfenbarger afirmou:

“Se os BRICS forem bem-sucedidos e os EUA não mudarem suas políticas para se concentrar em um dólar mais forte, menos gastos e paz em vez de guerra, é possível que o dólar perca lentamente seu status de ‘moeda de reserva’.

Isso prejudicaria os padrões de vida dos EUA e levaria a menos poder para o governo dos EUA, semelhante ao enfraquecimento do Reino Unido após a Segunda Guerra Mundial. Todos os impérios da história falharam, e os EUA provavelmente não serão uma exceção – se os BRICS puderem criar uma moeda forte de sucesso para competir com o dólar”.

O investidor, que fundou o serviço de pesquisa de investimentos Bull And Bear Profits, diz que os países do BRICS ainda têm uma grande montanha a escalar se levarem a sério a competição com o dólar.

“Os EUA têm o maior e mais seguro mercado de títulos do governo, sem controles de capital e uma reputação de fazer cumprir o estado de direito. Por outro lado, os países do BRICS dificilmente são conhecidos por respeitar leis ou ter moedas fortes.

Talvez mais importante, as entidades não americanas têm US$ 12 trilhões em dívidas denominadas em dólares americanos que precisam pagar com dólares, então abandonar o dólar seria incrivelmente difícil e caro”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

memecoins
icon maio 20, 2025

MOODENG dispara 30% e BRETT se posiciona entre as melhores memecoins para comprar

Escrito por Thiago Barboza
Uso do protocolo Bitcoin Runes cai drasticamente no final de 2024
icon maio 16, 2025

RUNE salta mais de 50% e reanima THORChain

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon maio 19, 2025

Bitcoin: Jack Dorsey gera polêmica ao propor mudança de sats para bits

Escrito por Thiago Barboza