Ícone do site Criptonizando

BRICS Convida 69 Líderes para Cúpula de Agosto

BRICS

BRICS

Espera-se que a próxima cúpula do BRICS seja a maior até agora, com 69 convites já enviados, informou o City Press. A África do Sul é a anfitriã da cúpula deste ano, que está programada para acontecer em Joanesburgo de 22 a 24 de agosto. O bloco econômico BRICS é formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

O diplomata sul-africano encarregado das relações do BRICS, Anil Sooklal, revelou que todos os 54 chefes de estado africanos e os líderes dos principais órgãos do Sul Global foram convidados para a cúpula. 

No entanto, países ocidentais, incluindo EUA, Reino Unido e França, não foram convidados. No mês passado, o presidente francês Emmanuel Macron manifestou interesse em participar da cúpula do BRICS, mas encontrou oposição da Rússia.

Observando que muitos chefes de estado têm telefonado para o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa para solicitar convites para a cúpula do BRICS, Sooklal disse em uma coletiva de imprensa na semana passada:

“O presidente Ramaphosa tomou a decisão de convidar todo o continente [africano] para a [cúpula] do BRICS Plus, bem como todos os chefes políticos dos principais órgãos do Sul Global. Assim, no total, cerca de 69 líderes foram convidados.”

Segundo Sooklal, a decisão do presidente Ramaphosa de convidar todos os líderes africanos para a cúpula do BRICS foi impulsionada pelo envolvimento do bloco na África. A África do Sul reconheceu a importância de usar sua presidência para promover o desenvolvimento do continente, com foco específico no avanço do acordo continental de livre comércio, explicou.

“Nunca tivemos um alcance tão grande”, enfatizou Sooklal, observando que a cúpula deste ano será a maior. 

Sooklal enfatizou que o interesse em participar da cúpula demonstrou um voto de confiança dos líderes globais do bloco BRICS.

O diplomata sul-africano disse ainda na semana passada que mais de 40 países estão interessados ​​em aderir ao grupo BRICS, tendo 22 países já apresentado candidaturas formais. 

Ele também revelou que as discussões na cúpula incluirão “o aprofundamento da interação no comércio de moedas locais”. 

“Os países querem ter mais flexibilidade e ser menos dependentes do dólar”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile