Ícone do site Criptonizando

BRICS deve criar moeda lastreada em ouro, afirma mídia do governo russo

BRICS - moeda lastreada em ouro

BRICS - moeda lastreada em ouro

O RT, um canal de notícias estatal do governo russo, afirmou que o BRICS está possivelmente trabalhando no desenvolvimento de uma moeda lastreada em ouro. A TV russa mencionou que fontes afirmam que a novidade deve ser anunciada em agosto, durante a cúpula do BRICS na África do Sul.

O BRICS é um bloco econômico composto por Brasil, Rússia, China e África do Sul. Além disso, diversos outros países estão demonstrando interesse em fazer parte do grupo. Nos últimos anos, o BRICS tem se destacado, ganhando cada vez mais espaço na economia mundial.

Há alguns meses surgiram rumores que o bloco econômico estaria trabalhando para desenvolver uma moeda comum, que pudesse ser utilizada no comércio internacional. Este movimento seria um marco para a economia global, visto que quebraria a hegemonia do dólar americano.

Cada vez mais países estão interessados em substituir o dólar americano no comércio mundial. Este movimento se intensificou após os conflitos entre Rússia e Ucrânia, onde os EUA utilizaram novamente o dólar como arma financeira para punir inimigos geopolíticos.

Novo Padrão Ouro

O Padrão Ouro foi definitivamente abandonado na economia mundial em 1971, quando os Estados Unidos unilateralmente romperam a conversibilidade do dólar com o metal. Na época, US$ 35 eram supostamente lastreados diretamente em 1 Oz de ouro.

Com o fim do padrão metálico na economia mundial, o comércio global continuou a ocorrer utilizando principalmente o dólar americano e outras moedas fiduciárias.

Desde então, o mundo tem passado por períodos longos de instabilidade econômica e crescente inflação. O site ‘WTF Happened In 1971?’ compila uma série de gráficos que mostram o que ocorreu com a economia desde o fim do Padrão Ouro. Por exemplo, enquanto a produtividade seguiu crescendo ao longo do tempo, a compensação dos trabalhadores permaneceu estagnada.

O Padrão Ouro, no entanto, não é livre de riscos. Por exemplo, muitos países já quebraram suas promessas de indexação ao ouro ou à prata ao longo da história. Isso ocorre pois os governos são geralmente corruptos e ineficientes. Se mesmo o governo dos EUA não conseguiu honrar o Padrão Ouro, quais as chances do BRICS de manter a paridade de uma eventual moeda com o metal a longo prazo?

Nos últimos anos, os bancos centrais vêm acumulando ouro em ritmo histórico, ao mesmo passo que as moedas fiduciárias vêm sendo constantemente depreciadas por meio de impressão sem lastro.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile