Ícone do site Criptonizando

BRICS está em negociação para adesão da Arábia Saudita

Brics

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), com sede em Xangai, estabelecido pelos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), está em negociações com a Arábia Saudita para admitir o país como membro, informou o Financial Times.

“No Oriente Médio, atribuímos grande importância ao Reino da Arábia Saudita e atualmente estamos engajados em um diálogo qualificado com eles”, disse o New Development Bank ao jornal em um comunicado.

Os cinco países do BRICS fundaram o NDB em 2015 para desafiar instituições financeiras dominadas pelo Ocidente. 

Desde a sua criação, o banco emprestou cerca de US$ 33 bilhões para quase 100 projetos de desenvolvimento e admitiu os Emirados Árabes Unidos, Egito e Bangladesh como membros.

A adesão da Arábia Saudita fortaleceria seus laços com as maiores economias em desenvolvimento do mundo, por um lado. E, por outro, daria ao ‘banco dos BRICS’ acesso a fundos do segundo maior produtor de petróleo do mundo.

A dependência da Rússia, que detém uma participação de 19% no NDB, tem causado sérias preocupações. 

Em julho passado, a agência de classificação Fitch rebaixou a classificação de crédito do banco para duplo A de duplo A positivo, alertando que o “risco reputacional” poderia limitar seu acesso ao mercado de títulos em dólares americanos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile