Ícone do site Criptonizando

Bug interrompe rede Solana por 4 horas (novamente)

A plataforma Solana ficou inativa esta tarde por mais de quatro horas devido a um bug que interrompeu o funcionamento da blockchain. 

A página oficial de status da Solana e a conta do Twitter relataram o problema pouco antes das 13h ET de hoje, com validadores trazendo a rede de volta online por meio de uma reinicialização por volta das 17h.

De acordo com informações do cofundador da Solana, Anatoly Yakovenko, e de outros desenvolvedores no Twitter, o problema ocorreu devido a um bug com o recurso “nonce durável” do blockchain. 

Yakovenko twittou que o problema “fez que parte da rede considerasse o bloqueio inválido” e que “nenhum consenso poderia ser formado” como resultado.

Os validadores trabalharam juntos para reiniciar a rede Solana com o recurso nonce durável desativado, e Yakovenko acrescentou que o bug será corrigido em uma atualização futura. Ao todo, a página Status da Solana informa que a rede ficou inativa por 4 horas e 10 minutos.

Até o momento em que este artigo foi escrito, alguns nós RPC do Solana ainda estão voltando ao funcionamento, como relata o portal BitcoinIk.

“A instrução nonce durável fez com que parte da rede considerasse o bloco inválido, nenhum consenso poderia ser formado. 

A rede está sendo reiniciada com o recurso nonce durável desativado. A correção para nonces duráveis será lançada o mais rápido possível.”

O token SOL da rede teve um aumento meteórico de valor no outono passado, mas esfriou nos últimos meses junto com grande parte do restante do mercado de criptomoedas. 

Atualmente, Solana caiu 11% nas últimas 24 horas, para um preço pouco acima de US$ 40, segundo dados do CoinMarketCap – uma queda de 84% em relação ao pico de US$ 260 de novembro passado.

A Solana passou por dois períodos de inatividade de alto perfil nos últimos meses. 

Em setembro passado, a rede ficou inativa por quase 18 horas depois de ser sobrecarregada por transações enviadas a um protocolo DeFi para um novo lançamento de token. 

Mais recentemente, em 30 de abril, a rede caiu depois que os bots de cunhagem NFT sobrecarregaram a Solana com 6 milhões de transações por segundo. 

A Metaplex, os fabricantes do protocolo NFT de Solana, implementaram uma penalidade de “taxa de bot” para tentar evitar esse problema no futuro.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: O salto do Bitcoin (BTC) vai surpreender o mercado, revela analista

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile