Bug na Exchange Coinbase levou a prejuízo da Exchange na Geórgia. O bug detectado informava o valor errado da moeda oficial do país, o Lari Georgiano (GEL).
Ademais, a partir desse erro, cerca de mil clientes da corretora de criptomoedas obtiveram um lucro de 100 vezes sobre a transação na plataforma. Contudo, pouco depois, a corretora percebeu o erro, corrigiu o bug e agora pede o dinheiro de volta.
Em matéria no portal de notícias Blockworks, até o momento, pelo menos dois bancos congelaram contas de clientes que se beneficiaram com o bug. Além disso, cartões de débito da Visa seguem bloqueados até que o ressarcimento de valores ocorra.
Bug na Coinbase gera lucro de 100 vezes a clientes
Em uma operação comum entre stablecoin e Lari Georgiano (GEL), 1 dólar equivale a 2,90 GEL. Contudo, o bug da exchange fez esta cotação saltar para 290 GEL.
Entretanto, a partir desta confusão, cerca de 1.000 clientes conseguiram grandes lucros com seus saques. A explicação veio por meio de um porta-voz da empresa:
“No final de agosto, os preços das criptomoedas denominadas na moeda nacional da Geórgia foram avaliados em 290 GEL em vez de 2,90 GEL. O ponto decimal perdido foi devido a um ‘problema técnico de terceiros’.”
Segundo a comunidade, o prejuízo avaliado está entre 72 e 720 milhões de reais. No entanto, a exchange nega esta informação, contudo, não revelou o montante exato envolvido.
“Um número muito pequeno de usuários (0,001% do nosso total de usuários) conseguiu negociar impropriamente e retirar uma pequena quantia não material de fundos. Após a detecção, corrigimos o problema e estamos tomando medidas para recuperar os fundos retirados indevidamente.”
Segundo alguns clientes, o bug esteve ativo na plataforma por mais de 7 horas até sua correção.
Bloqueio a contas bancárias e cartões de clientes
Contudo, após retirarem os fundos relacionados da Coinbase, alguns clientes georgianos informaram que receberam uma notificação. Por exemplo, a mensagem, vinda de instituições financeiras, informa-se que suas contas bancárias e cartões de débito Visa associados foram congelados.
“Olá, marcamos suas transações com a Coinbase como suspeitas e estamos bloqueando todas as suas contas e cartões.”
Verificou-se que, pelo menos, dois bancos do país já congelaram as contas bancárias de clientes que conseguiram lucrar com este bug. Além disso, o bloqueio atingiu os cartões débito da Visa que permanecerão inativos até a devolução dos valores.
“Por favor, esteja ciente que a Coinbase pode solicitar a devolução dos fundos. Desculpe.”
LEIA MAIS: Hackers pedem R$ 440 mil em criptomoedas por supostos dados do governo brasileiro