Ícone do site Criptonizando

Butão começa a arrecadar US$ 500 milhões para minerar Bitcoin

O reino do Butão, no sudeste asiático, iniciou um plano para desenvolver uma fazenda de mineração de Bitcoin (BTC) de 600 megawatts de potência, em parceria com o Bitdeer Technologies Group. 

De acordo com um relatório da Nikkei Ásia, a Bitdeer começou a arrecadar US$ 500 milhões para financiar a operação.

Ujjwal Deep Dahal, CEO da Druk Holding and Investments, é citado no relatório explicando por que o Butão é uma região apropriada para a mineração de Bitcoin.

“Embora o Butão enfrente restrições geográficas e desafios de conectividade, sendo sem litoral e montanhoso, a sua energia verde e relativamente mais barata oferece uma oportunidade de investir em ativos digitais para construir uma economia mais conectada e sustentável”, explicou Dahal.

O CEO também sugeriu que a mineração prevista provavelmente ajudará a aprofundar o conhecimento e o envolvimento dos residentes locais. A mineração de Bitcoin no reino também ajudará ostensivamente a “equipar os cidadãos para participarem da economia global moderna de dentro do Butão”.

O relatório revelou ainda que as operações responsáveis ​​pelos primeiros 100 megawatts (MW) deverão começar em setembro. As autoridades butanesas também disseram que esperam que este número aumente para 600 MW nos próximos três anos.

O Butão não seria o primeiro país a realizar a mineração de Bitcoin. Desde 2021, El Salvador anunciou planos para começar a minerar o criptoativo.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile