Ícone do site Criptonizando

Calote dos EUA pode causar crise global, afirma economista de Harvard

Dólar - EUA st

Dólar - EUA

O professor de economia de Harvard, Kenneth Rogoff, compartilhou sua visão sobre a economia dos EUA, um possível calote do governo e uma crise financeira global em uma entrevista com a editora do ET Srijana Mitra Das. 

Rogoff é professor de Economia de International Economics na Harvard University. De 2001 a 2003, atuou como Economista-Chefe e Diretor de Pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ele foi questionado se a atual crise da dívida dos EUA e seu possível calote poderiam “trazer de volta os riscos de uma recessão global”. 

Rugoff respondeu:

“Absolutamente. Os riscos existem de qualquer maneira, mas se isso piorar, pode representar uma crise financeira global. Espero que não chegue a esse ponto – mas é uma situação muito perigosa e estamos em águas desconhecidas.

Geralmente, quando você navega pelos gastos do governo, considera um projeto de lei por vez. Você examina todos os detalhes e depois negocia como resolvê-los ”, explicou ele. 

No entanto, ele enfatizou que os republicanos estão tentando obter tudo de uma vez, enfatizando que “nenhum país conduz sua política fiscal dessa maneira”.

Ele alertou: 

“Normalmente, essas negociações são resolvidas à meia-noite, mas há uma chance de dois a três por cento no momento de descobrirmos como é um default dos EUA”.

Rogoff detalhou ainda que os EUA estavam “inadimplentes” no passado, mas “de uma maneira diferente”. Um exemplo foi no início da década de 1930, quando a dívida americana costumava ser paga em ouro. 

Um exemplo foi “depois da Guerra Revolucionária, quando os EUA estavam se formando”, descreveu o professor de economia. 

“Alexander Hamilton, o primeiro secretário do Tesouro dos EUA, pagou apenas parte da dívida colonial herdada”, explicou Rugoff, acrescentando:

“Também tivemos inflação alta recentemente – então, se você é um detentor de dívida dos EUA, o valor de sua participação diminuiu acentuadamente nos últimos dois anos. Isso é uma espécie de inadimplência, já que você não esperava a perda de valor, mas é muito menos perturbador do que essa situação que é como enfrentar um buraco negro”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile