Ícone do site Criptonizando

Canadá aprova lei de emergência para conter financiamento de protestos

Canadá - Trudeau

Como resposta aos protestos de caminhoneiros e civis em andamento, o Canadá está ampliando a legislação antiterrorista para direcionar o crowdfunding de criptomoedas às obrigações regulatórias.

A vice-primeira-ministra do Canadá, Chrystia Freeland, anunciou o novo regulamento na segunda-feira como parte da Lei de Emergências.

“Estamos ampliando o escopo das regras de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo do Canadá. 

O novo regulamento incluirá “plataformas de financiamento coletivo e os provedores de serviços de pagamento que eles usam. Essas mudanças abrangem todas as formas de transações, incluindo ativos digitais, como criptomoedas.” ela comentou.

Além disso, a nova legislação exigirá que plataformas de crowdfunding e provedores de pagamento se registrem no regulador financeiro do país, a Fintrac. 

Eles também terão que relatar “transações grandes e suspeitas” ao governo.

Protestos em andamento

A medida é uma resposta aos protestos em andamento em todo o Canadá contra as restrições sanitárias, mas que acabou se tornando uma revolta aberta contra o governo. 

Como resposta, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, invocou a Lei de Emergências,  que permite uma suspensão temporária do direito de livre circulação e reunião.

A lei também permite que as autoridades congelem contas e apreendam bens. 

Anteriormente, eles tomaram medidas para suspender as entradas de fundos para os organizadores, incluindo muitas doações de apoiadores.

Os manifestantes arrecadaram US$ 7,5 milhões na plataforma de crowdfunding GoFundMe antes de encerrar o evento. Desde então, eles se mudaram para outras plataformas centralizadas, além de criptomoedas.

Muitos apoiadores das criptomoedas disseram que as ações do GoFundMe e do governo canadense mostram por que os ativos digitais são essenciais. Os serviços centralizados são muito mais fáceis de controlar, com destaque para os eventos mais recentes.

O presidente de El Salvador, Najib Bukele, repreendeu as autoridades, indicando que elas têm credibilidade zero quando se trata de democracia e liberdade.

“São essas pessoas que gostam de dar lições a outros países sobre democracia e liberdade? Este é um dos países mais bem classificados no “índice de democracia”? Sua credibilidade nesses tópicos agora vale 0.”

Mais cedo, o CEO da Tesla, Elon Musk, elogiou os manifestantes, twittando que os caminhoneiros canadenses governam. 

 “Se você assustar as pessoas o suficiente, elas exigirão a remoção da liberdade. Este é o caminho para a tirania.” – Afirmou Musk.

Leia mais: Metaverso do futuro terá cheiro, dor e sabor com implante neural

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile