Ícone do site Criptonizando

Canadá considera lançar criptomoeda para coletar dados sobre hábito de consumo da população

canadá criptomoeda cbdc consumo população

No Canadá, o Banco Central está considerando lançar uma criptomoeda para lidar com a ameaça direta apresentada pelas criptomoedas.

Mas isso não é tudo: de acordo com o The Logic, o Banco do Canadá quer usar a moeda digital para coletar mais informações sobre como as pessoas gastam seu dinheiro.

Em setembro de 2018 foi apresentado pelo atual governador do Banco do Canadá, Stephen Poloz, um documento intitulado “Dinheiro do banco central: A próxima geração”.

A pesquisa de dois anos teve como objetivo descobrir se o banco deve lançar sua própria moeda digital ou não.

Para Poloz, a CBDC (Moeda Digital do Banco Central, em português) “teria todos os benefícios [de um ativo lastreado em banco central] e toda a conveniência e segurança de pagamentos eletrônicos sem fio”, disse no documento.

O texto argumentava que um dos benefícios de lançar sua própria criptomoeda, é que o banco canadense poderia coletar mais informações sobre como os cidadãos do país se comportam em termos de consumo.

De acordo com o documento, esses dados pessoais, no entanto, não seriam compartilhados com o beneficiário, mas poderiam ser compartilhados com a polícia ou autoridades fiscais.

Contudo, o banco alega ainda não ter tomado uma decisão sobre o assunto:

“Nosso trabalho na CBDC é exploratório, dados os avanços tecnológicos e o importante serviço público que as cédulas fornecem aos canadenses”, disse Josianne Ménard, porta-voz do banco central em e-mail de resposta ao Cointelegraph.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile