Ícone do site Criptonizando

Canadá limita compra de criptomoedas e irrita investidores

canadá

O Canadá vem para os holofotes do universo cripto após a Comissão de Valores Mobiliários de Ontário implementar um limite anual de compra de criptomoedas no país. A decisão tomada pela CVM canadense irritou diversos investidores residentes do país, como toda a comunidade cripto.

O órgão regulador determinou que moradores de diferentes regiões do Canadá não podem adquirir mais do que CAD$30,000 (dólares canadenses) em torno de R$ 120 mil anuais criptomoedas por ano. No entanto, o valor mencionado, referente a um ano em transações, já passou a ser colocado em prática por algumas exchanges locais.

A regra existe, mas com exceções

O limite máximo anual imposto pela CVM canadense não é vigente em todo o país, as exceções ocorrem em locais, como: Colúmbia Britânica, Alberta, Manitoba, Quebec e outros.

No entanto, não são somente os territórios que possuem exceções, alguns criptoativos também não figuram na lista de limitação de valor de anual. Criptomoedas como: Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash não são afetados pelo limite estabelecido pela Comissão canadense.

Contudo, a partir dessa decisão, corretoras de criptomoedas, como Bestbuy e Newton já incluíram os valores anuais em suas plataformas. Assim como a Newton, com sede em Toronto, publicou um aviso detalhando as novas regras da autoridade financeira, e acrescentou:

Impacta todas as plataformas canadenses de negociação de criptomoedas”.

No aviso da exchange, a explicação é que as novas regras estão trazendo essas mudanças para “proteger os investidores de criptomoedas” e aumentar a conscientização sobre os riscos relacionados ao investimento em moedas digitais.

“Essas mudanças são para proteger os investidores, e garantir que eles estejam cientes dos riscos associados ao investimento em ativos digitais”.

Bem como é de se imaginar, usuários das redes sociais apontaram que a decisão afeta os investidores e também vai contra a natureza livre das criptomoedas. Ou seja, a partir dessas restrições, muitos usuários começaram a ensinar os investidores como driblar a limitação. Nessa “passagem de informação”, o uso de tokens sem restrições, transferindo-os para corretoras descentralizadas fazem parte da estratégia.

Decisão da CVM do Canadá causa comentários de Vitalik Buterin e outros no Twitter

Se posicionando a favor dos investidores, Vitalik Buterin, criador do Ethereum e outros nomes parabenizaram os investidores pela atitude.

“Feliz de ver que a comunidade do Ethereum está indo contra as regulamentações que privilegiam o ETH em relação a outras criptomoedas legítimas.

(Eu não entrarei em detalhes do que especificamente está acontecendo e até que ponto é uma coisa do governo versus uma decisão de compliance de uma empresa, mas de qualquer forma…).”

Todavia, o CEO da plataforma de investimentos BnkToTheFuture, Simon Dixon, chamou de “bobas”, os regulamentos que não levam em consideração o patrimônio líquido do indivíduo.

“Se você está fazendo algo bobo como o Canadá, é melhor usar % do patrimônio líquido em vez da soma anual – Novas mudanças regulatórias no Canadá para criptomoedas. Você tem permissão para comprar tanto #BTC, $ETH, $LTC, $BCH quanto quiser, mas qualquer outra moeda tem um limite de 30k por ano.”

Além disso, Dixon apontou que as regras excluem certos tokens, por isso cria um sistema de duas camadas, a qual escolhe vencedores e perdedores. Isso vai contra a função dos reguladores, que devem supervisionar com neutralidade.

LEIA MAIS: Google investiu mais de US$ 1,5 bilhões em empresas de criptomoedas e blockchain

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile