Robert Kennedy Jr., candidato à presidência dos Estados Unidos, afirmou recentemente em uma entrevista que, caso eleito, ele poderá conceder perdão presidencial a Julian Assange, Edward Snowden e Ross Ulbricht, três nomes ligados ao Bitcoin e ao mercado de criptomoedas.
Julian Assange é um jornalista que fundou o Wikileaks, uma mídia sem fins lucrativos, e que foi um dos primeiros serviços a aceitar bitcoin como doação. Curiosamente, Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, chegou a pedir publicamente para Julian Assange não aceitar bitcoin, devido a rede ser muito pequena naquela época.
Satoshi afirmou:
“O projeto precisa crescer gradativamente para que o software possa ser fortalecido ao longo do caminho. Faço este apelo ao WikiLeaks para não tentar usar bitcoin. Bitcoin é uma pequena comunidade beta em sua infância. Você não suportaria receber mais do que alguns trocados, e o calor que você traria provavelmente nos destruiria nesta fase.”
Edward Snowden é um ex-agente da CIA, serviço de inteligência do governo dos Estados Unidos, que permanece em exílio na Rússia devido ao vazamento de dados confidenciais do governo. Snowden também esteve ligado à criação da criptomoeda Zcash, que é focada em privacidade.
Por sua vez, Ross Ulbricht é o fundador do Silk Road, um mercado negro darkweb que foi um dos primeiros serviços a adotar o bitcoin com método de pagamento. O uso do bitcoin pelo Wikileaks e pelo Silk Road parecem ter incomodado Satoshi, que se desligou do projeto poucos meses após o bitcoin começar a receber atenção global.
Perdão presidencial
Robert Kennedy Jr., candidato abertamente pró-bitcoin, afirmou que vai estudar conceder perdão para Julian Assange, Edward Snowden e Ross Ulbricht no seu primeiro dia de mandado. Ele afirmou:
“Sim, perdoarei Julian Assange no primeiro dia e talvez Snowden também. Vou analisar outros assuntos também. Vou descobrir se Ross Ulbricht foi condenado de forma justa ou se eles querem usar seu exemplo para mostrar como o Bitcoin e a indústria de criptomoedas podem ser suprimidos”.
O candidato tem se mostrado um grande defensor do Bitcoin. Kennedy afirmou que poderia lastrear o dólar americano no bitcoin e ouro, pelo menos parcialmente.
“Meu plano seria começar muito, muito pequeno, talvez 1% das notas do Tesouro emitidas forem lastreadas em moeda forte, em ouro, prata, platina ou bitcoin.”
Leia mais: Candidato à presidência dos EUA pretende lastrear o dólar em bitcoin e ouro