Cardano está adotando uma abordagem diferente da Ethereum e pode passar na frente

É fato: a briga entre os fundadores de Cardano e Ethereum não é de hoje. Relembrando um pouco o começo das criptomedas, o ‘trilema blockchain’ persuasivamente fez as redes de primeira geração escolherem apenas dois fatores entre escalabilidade, descentralização e segurança. 

No entanto, as inovações nunca param e com o tempo, o ecossistema surgiu com uma gama diversificada de soluções da Camada 1 e Camada 2 que estão superando os obstáculos em seus respectivos caminhos para resolver o trilema de uma vez por todas. 

Na verdade, a escalabilidade tem sido um obstáculo no caminho da Ethereum há algum tempo. No entanto, no início de março, o fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, disse que sua rede poderia se expandir 100 vezes em semanas.

Ethereum 2.0

A atualização 2.0 proposta visa aumentar a velocidade, eficiência e, o mais importante, a escalabilidade da rede da Ethereum. 

A camada 2 é, sem dúvida, um passo na direção certa para Ethereum, mas está longe de ser perfeita, e talvez seja por isso que existem várias soluções propostas (canais de pagamento, Sidechains, Childchains, Roll-Ups, etc.) para escalar ainda mais Ethereum.

Em agosto do ano passado, o crash do testnet Medalla da ETH 2.0 expôs um novo bug de tempo que se associava ao Cloudflare. 

Na ocasião, a rede Ethereum lutou para chegar ao fim por mais de 90 minutos e antes que o problema se resolvesse, um número considerável de usuários de testnet viu suas participações em ETH caírem em até 75%. 

Comentando sobre o mesmo em um podcast recente, Buterin disse:

“Demorou para resolver porque estava na testnet e era difícil de resolver.”

Essa falha provou uma coisa importante: a tão esperada versão 2.0 da Ethereum precisava de um pouco mais de atenção e ajustes técnicos antes de se lançar na rede principal. 

Buterin sublinhou ainda que o caminho para a recuperação das falhas de consenso não é fácil. 

Cardano como uma novidade

Um dos co-fundadores da Ethereum, Charles Hoskinson, saiu do projeto em 2014 após um conflito de opiniões com Buterin. 

O executivo é agora, no entanto, a cara de Cardano, a quinta maior criptomoeda, hoje. Curiosamente, até mesmo a rede Cardano tem inaugurado ondas de atualizações e desenvolvimentos em sua rede recentemente. Elucidando sobre o mesmo, Buterin observou:

“Há muitas ideias interessantes aí. Cardano tem uma abordagem diferente da Ethereum e eles enfatizam em ter ‘grandes provas acadêmicas’ para tudo … mas Ethereum fala por si!”

Hoskinson, no entanto, não ficou muito satisfeito com os desenvolvimentos propostos por Ethereum. Na verdade, ele havia afirmado anteriormente que a atualização 2.0 acabou “matando” a Ethereum 1.0.

De acordo com Buterin, a Ethereum fica melhor sem ter provas autênticas para tudo, porque lhes dá liberdade para se desviar e experimentar mais e isso, por sua vez, torna a rede “mais rápida”. Além disso, ele disse:

“O número de falhas fora do modelo é maior e mais importante do que as falhas que estão dentro do modelo. No entanto, existem coisas interessantes que resultam da pesquisa da IOHK. ”

Em outra conferência recente, Buterin sugeriu que um dos maiores problemas de seu projeto não é de natureza técnica, mas tem a ver com as pessoas. 

“Há uma grande possibilidade de que a forma como o ecossistema Ethereum aborda seus problemas esteja totalmente errada. Por isso, aprendamos com outros ecossistemas, com outros princípios, que funcionam bem.”

LEIA MAIS: Solana sobe 48% nesta semana e se recupera rapidamente da queda do mercado

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Estados Unidos vê declínio na adoção de stablecoins
icon outubro 17, 2024

Estados Unidos vê declínio na adoção de stablecoins

Escrito por Sabrina Coin
Analista da CryptoQuant diz o que é necessário para o bitcoin (BTC) continuar em alta
icon outubro 17, 2024

Analista da CryptoQuant diz o que é necessário para o bitcoin (BTC) continuar em alta

Escrito por Sabrina Coin
Ninguém gosta do Ethereum agora, afirma CIO da Bitwise (1)
icon outubro 17, 2024

Venda de token da família Trump arrecada 20% da meta

Escrito por João Victor