Ícone do site Criptonizando

Cardano lança com sucesso atualização Vasil em Testnet

A Cardano (ADA) realizou com sucesso um hard fork em sua rede de testes em preparação para a próxima atualização Vasil. 

O novo desenvolvimento promete maior escalabilidade e melhorias de desempenho para a rede.

O último anúncio foi feito em 3 de julho pela Input-Output Global (IOG), a empresa de tecnologia por trás do protocolo Cardano. 

A IOHK –renomeada para IOG– agora convoca desenvolvedores, exchanges e operadores de stake pools para lançar seus projetos na testnet. 

Dessa forma, quaisquer ajustes necessários serão percebidos mais cedo, antes que o Vasil se torne realidade na rede principal.

Notavelmente, o hard fork Vasil é uma das principais características da fase Basho da Cardano. Este último é o quarto de uma série de cinco eras de construção da rede. 

Os três anteriores se concentraram na fundação (Byron), descentralização (Shelley) e contratos inteligentes (Goguen), enquanto o objetivo de Basho é a escalabilidade.

Uma vez lançado na rede principal, o Vasil trará uma série de recursos de escalabilidade. Entre eles estão o aumento da taxa de transferência ou velocidade de criação de blocos e melhor “desempenho e eficiência do script”. 

Além disso, todos os usuários se beneficiarão de baixos custos de rede. Ainda mais, o Vasil permitirá a interoperabilidade entre Cardano e outras blockchains.

Por enquanto, o IOG diz que a proposta do Vasil para a rede principal Cardano só será lançada quando a comunidade estiver “confortável e pronta”. 

A empresa, no entanto, espera que isso seja feito nas próximas quatro semanas.

Anteriormente, a IOG havia programado o hard fork da rede principal Vasil para 29 de junho. 

No entanto, a equipe de engenharia concordou em adiar o evento para criar tempo para corrigir vários bugs não graves.

O grande desenvolvimento anterior para Cardano foi a integração da funcionalidade de contrato inteligente. 

Com ele veio uma série de DApps, incluindo protocolos DeFi. E mesmo que o ecossistema tenha sido atormentado por problemas de simultaneidade, ele continua a ver uma atividade significativa do desenvolvedor e um número crescente de DApps.

De acordo com o agregador DeFi TVL DeFi Llama, o valor total bloqueado da Cardano (TVL) está atualmente em US$ 115,85 milhões. 

A exchange descentralizada WingRiders é a maior contribuinte para esse número, com um TVL de US$ 49,7 milhões.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile