Ícone do site Criptonizando

Caroline Ellison e Gary Wang declaram-se culpados e cooperam na investigação da FTX

FTX

FTX

Dois dos ex-aliados mais próximos de Sam Bankman-Fried se declararam culpados e vão contribuir com as investigações da falida corretora FTX.

Os advogados do Distrito Sul de Nova York anunciaram na noite de quarta-feira que apresentaram acusações contra o cofundador da FTX, Gary Wang, e a ex-CEO da Alameda Research, Caroline Ellison, garantindo sua cooperação em sua investigação sobre o colapso da FTX.

Enquanto isso, a Securities and Exchange Commission anunciou separadamente que também estava cobrando da dupla “por seus papéis em um esquema plurianual para fraudar investidores de capital na FTX”.

Em uma declaração em vídeo postada na conta do Twitter do procurador de Nova York, o procurador dos EUA, Damian Williams, disse que Ellison e Wang se declararam culpados e estão cooperando com o Distrito Sul de Nova York.

“Deixe-me reiterar uma ligação que fiz na semana passada. Se você participou de má conduta na FTX ou Alameda, agora é a hora de se antecipar. Estamos nos movendo rapidamente e nossa paciência não é eterna”, disse o procurador Williams.

Williams agradeceu às Bahamas pela assistência da nação insular, à Embaixada dos Estados Unidos nas Bahamas e ao Gabinete de Assuntos Internacionais do Departamento de Justiça.

“Sam Bankman-Fried está agora sob custódia do FBI e está voltando para os Estados Unidos”, disse Williams. 

“Ele será transportado diretamente para o Distrito Sul de Nova York e comparecerá ao tribunal perante um juiz deste distrito o mais rápido possível.”

O advogado de Wang disse ao The New York Times que “Gary aceitou a responsabilidade por suas ações e leva a sério suas obrigações como testemunha cooperante”.

Williams não mencionou o ex-presidente da FTX Digital, Ryan Salame. Dias antes da FTX e Sam Bankman-Fried entrarem com pedido de proteção contra falência do Capítulo 11, Salame alertou as autoridades nas Bahamas sobre a FTX usar fundos de clientes para cobrir perdas na Alameda Research.

Salame disse às autoridades que as únicas pessoas que poderiam ter transferido ativos de clientes para a Alameda Research eram Bankman-Fried, diretor de engenharia Nishad Singh, e o cofundador da FTX e da Alameda, Gary Wang.

Bankman-Fried enfrenta oito acusações de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e conspiração, podendo pegar no máximo 115 anos de prisão federal se for considerado culpado. 

A Comissão de Valores Mobiliários o acusou separadamente de violações de valores mobiliários.

No que descreveu como uma “ação paralela” com o Departamento de Justiça, a SEC anunciou seus próprios movimentos para processar Ellison e Wang.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile