A rede Bitcoin Cash (BCH) passou pela ativação da atualização Cash Tokens, que permite agora a criação de tokens fungíveis e não fungíveis no protocolo, além de contratos inteligentes mais completos que podem ser executados de maneira on-chain no protocolo.
O Bitcoin Cash se originou por meio de um hard fork do Bitcoin em 2017. Anteriormente a isso, o BTC e o BCH compartilhavam a mesma blockchain e histórico de transações. A divisão ocorreu para que o bitcoin pudesse se tornar acessível em sua camada base para bilhões de pessoas.
O BTC está limitado atualmente a um bloco de 1MB, que permite cerca de 7 transações por segundo. Por conta deste fato, as transações da rede podem demorar dias ou semanas para serem aprovadas, além do seu alto custo em momentos de pico.
O BCH simplesmente segue a visão original de Satoshi Nakamoto para o projeto, que deu instruções de como o bitcoin poderia escalar aumentando o tamanho do bloco ao longo do tempo.
Cash Tokens
Os Cash Tokens foram ativados no dia 15 de maio com grande entusiasmo do ecossistema. No total, mais de 25 mil NFTs e 1300 tokens foram criados no protocolo, como mostram dados do 3xpl.
A rede BCH pode agora executar contratos inteligentes e soluções semelhantes ao do Ethereum, com a diferença de que a rede opera com baixas taxas de transação ainda em sua camada base.
Mas afinal, qual a utilidade de ativos tokenizados?
Ativos tokenizados em blockchain podem assumir a forma de quaisquer ativos financeiros, tangíveis ou intangíveis. Por exemplo, um token pode representar a propriedade de uma ação, imóvel, obra de arte, título de investimento ou equipamento de um jogo.
Por exemplo, o governo de El Salvador está próximo de emitir o Bitcoin Volcano Bond na rede Liquid, um protocolo de segunda camada do Bitcoin. O token representará um título de dívida emitido pelo governo que pagará rendimentos em bitcoin.
Por sua vez, tokens registrados no BCH poderão ser facilmente negociados de forma simples e on-chain no protocolo desenhado sob a visão de Satoshi Nakamoto.