Ícone do site Criptonizando

Caso Sergio Moro: PF apura se ações dos Hackers foram pagas com Bitcoin

traficante dark web bitcoin

Conforme relatado no Estadão, os investigadores da Polcia Federal estão cruzando as informações encontradas nos celulares e computadores apreendidos na Operação Spoofing com corretoras de criptomoedas com o intuito de checar de existe uma relação entre o dinheiro encontrado com a venda das mensagens.

A operação Spoofing (expressão relativa a um tipo de falsificação) começou há algumas semanas e procura investigar o hack que atingiu os celulares do ministro da Justiça Sergio Moro e do coordenador da forçã-tarefa da Lava Jato, o procurador Deltan Dallagnol.

Um dos presos, Walter Delgatti Neto, afirmou em seu depoimento à Polícia Federal que não recebeu pagamento para repassar as mensagens hackeadas para o jornalista Glenn Greenwald, cofundador do site The Intercept Brasil.

Conforme relatado, as investigações sobre o rastro do dinheiro começaram antes mesmo dos mandados de prisões, com um pedido feito pela Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) das informações feitas à algumas exchanges, tal como a FoxBit, a Braziliex e o Mercado Bitcoin.

De acordo com uma fonte do Estadão, o objetivo é cruzar as contas de criptomoedas achadas nos computadores e celulares dos investigados e, com a ajuda da Blockchain, procurar por pistas e ver se tem alguma relação com a possível venda das mensagnes.

O João Canhada, CEO da FoxBit, não quis comentar o caso por ter “segredo de Justiça”, já o CEO do Mercado Bitcoin, Marcos Alves, comentou que as operações atípicas feitas no Mercado Bitcoin são relatadas para o Coaf e para a Receita Federal.

“Seguimos padrões de compliance como as principais bolsas do mundo. Qualquer tipo de operação suspeita é relatada às autoridades. Dentro do mercado de criptomoeda há sistemas que funcionam como uma espécie de Serasa que alertam para eventuais riscos nas operações”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile