Novos requisitos regulatórios e critérios para a indústria de mineração de criptomoedas devem ser adotados no Cazaquistão para agilizar suas operações, disse uma declaração recente de Dyusenbay Turganov, membro do parlamento do país.
Citado pelo portal de notícias de negócios locais Inbusiness.kz, o deputado observou que a mineração tem sido uma atividade industrial legal desde a adoção das emendas legislativas em 2020. Ele também reiterou que a partir de janeiro de 2022, os mineradores que operam de acordo com a lei vão pagar um novo tipo de imposto.
“No entanto, em um cenário de escassez de energia, a sociedade tem uma opinião incorreta e equivocada sobre a mineração digital como a culpada da crise de energia e parece que as agências governamentais não estão tratando desse problema na medida necessária”, elaborou Turganov.
Ele também comentou que “medidas efetivas e seus resultados não são visíveis, não há a devida coordenação dos órgãos governamentais neste importante processo”.
O Cazaquistão registrou um déficit crescente de energia elétrica, superior a 7% nos primeiros nove meses do ano, o que foi em grande parte atribuído ao aumento do consumo em seu crescente setor de mineração.
Em novembro, muitos consumidores, incluindo residências, experimentaram apagões e restrições foram impostas no sul do país. Para lidar com a escassez, o Cazaquistão teve que importar eletricidade da vizinha Rússia com uma tarifa mais alta.
Dyusenbay Turganov insiste, no entanto, que é o consumo descontrolado de eletricidade por fazendas de mineração ilegais que é a principal razão para a situação atual. Para resolver o problema, o governo deve intensificar os esforços para identificar os chamados “mineradores cinza” e suprimir suas atividades ilegais, acrescentou.
Segundo o deputado, isso permitiria às autoridades limitar o consumo de energia que é extremamente necessária para os consumidores, enfatizou o legislador.
“É necessário desenvolver e adotar os requisitos e critérios necessários para agilizar as atividades das mineradoras e o desenvolvimento de um ecossistema integrado para a circulação de ativos digitais baseado no AIFC [Astana International Financial Centre] para reduzir a participação da economia cinza.”
O parlamentar propõe que os mineradores se envolvam no desenvolvimento de fontes de energia renováveis no Cazaquistão e ajudem a lidar com os desequilíbrios no sistema de fornecimento de energia do país. As autoridades também devem tomar medidas para expandir as capacidades de geração do país, afirmou.
Leia mais: Alemanha coloca criptomoedas e blockchain como pilares para crescimento econômico