Ícone do site Criptonizando

CBDC: Tailândia anuncia criação de sistema de pagamentos com moeda digital do Banco Central

Cbdc-tailandia-banco-central-criptomoeda-moeda-digital-china-economia-noticias-sistema-pagamentos-hong-kong

A Tailândia anunciou, na quinta-feira (18), o desenvolvimento de um sistema de pagamentos que usará uma moeda digital própria — também chamada de CBDC —, emitida pelo Banco Central do país.

Segundo a entidade financeira, o sistema tornará os pagamentos mais eficientes, rápidos e flexíveis. A criação do protótipo desse sistema começará no mês que vem, em julho, e deve ser concluída no início de 2021.

“O projeto marca um passo importante na ampliação do escopo e adoção do CBDC para públicos mais amplos, começando com grandes empresas”, diz o comunicado.

O sistema se integrará aos sistemas da mais antiga empresa de cimento da Tailândia, a Siam Cement Public Company Limited, de 106 anos, e aos seus fornecedores.

Assim que for concluído o desenvolvimento do sistema, o Banco Central avaliará e publicará suas descobertas, informou.

A entidade, no entanto, já fez uma parceria com o Banco Central de Hong Kong, na criação de um sistema de pagamento transfronteiriço, chamado de ‘Project Inthanon’.

Este, que contou com a blockchain Corda, da R3, foi concluído em dezembro do ano passado, e a parceria deve continuar, informou o Banco Central da Tailândia.

CBDCs

Com a popularização mundial do Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas, os bancos centrais de países ao redor do globo se viram obrigados a reconhecer as vantagens e possibilidades de moedas digitais, com taxas de transação mais baixas e maior velocidade nas operações.

Com isso, os governos estão cada vez mais interessados no assunto, e alguns já correm para lançar suas próprias CBDCs que, ao contrário do BTC, não são descentralizadas.

A China atualmente lidera a corrida para emitir a primeira moeda digital emitida por um banco central no mundo, com o objetivo de substituir o dólar. O país já iniciou testes.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile