Rich Checkan, o presidente da Asset Strategies International (ASI), aparentemente não é um fã das moedas digitais do banco central (CBDCs).
Em uma entrevista recente, Checkan protestou contra o desenvolvimento e adoção de CBDCs. Ele disse que a forma digital do dinheiro é uma ameaça à privacidade individual e abre a porta para que as transações sejam rastreadas e examinadas.
Ele disse:
“Acho que as moedas digitais do banco central foram inventadas no inferno pelo próprio Satanás.”
Temor pelo controle através das CBDCs
Checkan continuou, dizendo que as CBDCs permitiriam que os governos controlassem “as contas bancárias de todos”, o que criaria um “vazio de privacidade para cada cidadão”.
O presidente da ASI também foi questionado se o Bitcoin representava uma ameaça às moedas fiduciárias e suas contrapartes digitais (ou seja, CBDCs).
Checkan disse que é muito cedo para dizer o impacto final do Bitcoin. Isso porque o BTC ainda não foi testado como uma moeda legítima e está se comportando mais como um ativo especulativo:
“Não é uma ameaça, uma das opções para o Bitcoin é ser uma forma de moeda, mas não há uma adoção generalizada […] então realmente não testamos esse modelo. É por isso que acho que está parcialmente atuando como um ativo especulativo.”
Checkan prosseguiu dizendo que somente se os governos se sentirem realmente ameaçados pelo Bitcoin veremos o que eles estão preparados para manter seu poder.
LEIA MAIS: Miami lança MiamiCoin, primeira CityCoin