Ícone do site Criptonizando

Celsius abre pedido de falência

celsius

Após semanas de especulação e rumores, os advogados que representam a plataforma de empréstimos Celsius notificaram oficialmente os reguladores de que a empresa está solicitando proteção contra falência segundo os regulamentos do Capítulo 11.

“Esta é a decisão certa para nossa comunidade e empresa”, disse o cofundador e CEO da Celsius, Alex Mashinsky, em um comunicado de imprensa publicado na quarta-feira. 

“Temos uma equipe forte e experiente para liderar a Celsius nesse processo.

“Estou confiante de que, quando olharmos para a história da Celsius, veremos isso como um momento decisivo, onde agir com determinação e confiança serviu à comunidade e fortaleceu o futuro da empresa”, afirmou.

“Momentos atrás, @CelsiusNetwork entrou com petições voluntárias para proteção do Capítulo 11 e anunciou que a empresa iniciou uma reestruturação financeira.”

A Celsius disse que o arquivamento proporcionará a oportunidade de estabilizar seus negócios e consumar uma reestruturação abrangente que maximize o valor para todas as partes interessadas.

De acordo com o comunicado, a Celsius e algumas de suas subsidiárias apresentaram “pedidos voluntários de reorganização sob o Capítulo 11” no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York. 

A empresa anuncia “ampla liquidez com US$ 167 milhões em dinheiro para apoiar as operações”.

Os problemas da Celsius começaram depois que a empresa interrompeu todas as retiradas e trocas de clientes em junho, citando problemas de liquidez, levando reguladores do Alabama, Kentucky, Nova Jersey, Texas e Washington a abrir investigações.

“Estamos tomando esta ação necessária para o benefício de toda a nossa comunidade, a fim de estabilizar a liquidez e as operações enquanto tomamos medidas para preservar e proteger os ativos”, disse a empresa na época. 

“Além disso, os clientes continuarão a acumular recompensas durante a pausa, de acordo com nosso compromisso com nossos clientes”.

A Celsius passou o mês seguinte pagando empréstimos e suas dívidas pendentes, totalizando mais de US$ 1 bilhão.

Ontem, um comunicado de imprensa do Departamento de Regulação Financeira de Vermont aconselhou os investidores da Celsius a proceder “com cautela”, dizendo que a empresa de criptomoedas é “profundamente insolvente e carece de ativos e liquidez para honrar suas obrigações com os titulares de contas e outros credores”.

A Celsius não está registrada para operar em Vermont. O regulador estadual também aconselhou os investidores a tomar cuidado com possíveis fraudes e fóruns que incentivam o short do token CEL.

Na semana passada, Jason Stone, CEO da KeyFi Inc., entrou com uma ação contra a Celsius. 

No processo, Stone alega que Celsius usou fundos de clientes para “manipular os mercados de criptoativos, falhou em instituir controles contábeis básicos que colocaram em risco esses mesmos depósitos e não cumpriu as promessas”.

No domingo, o Wall Street Journal informou que Celsius contratou advogados da Kirkland & Ellis LLP para supervisionar os planos de reestruturação da empresa, que Celsius confirmou hoje em um comunicado.

A notícia do pedido de falência da Celsius representa a mais recente empresa a entrar em colapso durante o inverno cripto, seguindo a Voyager Digital e a Three Arrows Capital.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile