Ícone do site Criptonizando

CEO da Binance anuncia ‘Fundo de Recuperação da Indústria’

CEO da Binance afirma que a única forma dos bancos sobreviverem é apoiando as criptomoedas

Após o colapso da exchange de criptomoedas FTX e de sua empresa irmã Alameda Research, a Binance anunciou a formação do que chamou de “fundo de recuperação da indústria” destinado a salvar projetos de criptomoedas que enfrentam problemas de liquidez.

O CEO da Binance, Changpeng Zhao, comunicou o projeto no Twitter:

“Para reduzir ainda mais os efeitos negativos em cascata do FTX, a Binance está formando um fundo de recuperação da indústria para ajudar projetos que são fortes, mas estão em uma crise de liquidez”, escreveu em um tweet na segunda-feira.

Ele acrescentou que mais detalhes sobre a iniciativa serão anunciados em breve.

O chefe da Binance disse que “outros players do setor com dinheiro” são bem-vindos para co-investir no fundo.

“A criptomoeda não está indo embora. Nós ainda estamos aqui. Vamos reconstruir”, proclamou CZ.

Várias personalidades proeminentes das criptomoedas, incluindo o fundador da Tron, Justin Sun, e o CEO do BankToTheFuture, Simon Dixon, já expressaram sua vontade de participar da iniciativa.

“Vamos fazer disso um esforço da indústria”, escreveu Dixon.

Embora não esteja imediatamente claro sobre o que será o fundo de recuperação da indústria proposto, alguns comentaristas também levantaram preocupações sobre como diferenciar alguém que legitimamente tem um problema de liquidez e alguém que é uma fraude.

“Você não pode impedir bilhões em passivos de impedimento sem primeiro corrigir os modelos de negócios Ponzi. Esse fundo do setor parece bobagem ou uma má decisão”, disse Sean Penso, sócio-gerente da Cortelyou Capital.

A FTX de Sam Bankman-Fried entrou com pedido de falência do Capítulo 11 na sexta-feira, após uma semana de eventos dramáticos que viram a bolsa enfrentar uma crise de liquidez e, finalmente, congelar as retiradas.

A entidade irmã da empresa, Alameda Research, sua subsidiária americana FTX.US e cerca de 130 entidades afiliadas também entrarão com pedido de falência.

Dado o alto perfil da FTX, que assinou acordos com estrelas do esporte como Tom Brady e um enorme acordo de US$ 135 milhões para renomear o estádio Miami Heat, há temores de que seu colapso tenha um efeito cascata em toda a indústria, com mais grandes empresas seguindo o mesmo caminho.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile