O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, declarou que a Binance liquidou todas as suas participações em USDC. Essa revelação está chamando a atenção, pois a exchange de criptomoedas era uma detentora substancial da stablecoin. No entanto, a situação se torna mais complexa quando consideramos o estado atual do ativo estável.
Conforme relatado pelo Bolha Crypto, a segunda maior stablecoin vem enfrentando uma queda em sua capitalização de mercado nos últimos 13 meses, enquanto seus principais concorrentes têm ganhado espaço no segmento de ativos estáveis.
Em 3 de agosto de 2023, a capitalização de mercado do USDC diminuiu para US$26,1 bilhões, distante do pico observado no final de junho de 2022, quando a stablecoin atingiu um valor de mercado próximo a US$56 bilhões.
É importante ressaltar que a última vez que a stablecoin da Circle registrou uma capitalização de mercado tão baixa foi em julho de 2021, o que era esperado devido ao mercado de criptomoedas estar em alta na época.
Mas por que a Binance teria vendido USDC?
Uma das possibilidades pode ser o fato de a principal exchange de criptomoedas desejar alavancar outras stablecoins, como TUSD e FDUSD. Esses ativos estáveis foram lançados recentemente, com a FDUSD sendo introduzida há apenas dois dias na Binance com uma promoção de taxa zero.
Já Chase Coleman, fundador e sócio da Tiger Global Management, acredita que há uma mudança estratégica da Binance e seus aliados. Ele mencionou que a empresa de CZ está saindo do USDT via USDC para obter USD, pois a Tether não pode resgatar bilhões. Além disso, ele observou o crescimento dos volumes denominados em TUSD nos últimos meses, sendo que a exchange de criptomoedas controla 90% do fornecimento da stablecoin.