Ícone do site Criptonizando

CEO da Coinbase e Kraken são investigados após recomendarem custódia de Bitcoin

Coinbase - Kraken - Bitcoin

A Comissão de Valores Mobiliários de Ontário (OSC) -Canadá- recentemente sinalizou a Brian Armstrong e Jesse Powell – CEOs das exchanges de criptomoedas Coinbase e Kraken, respectivamente – por tweets em torno dos protestos no Canadá. 

Cada um foi acusado de oferecer conselhos sobre como evitar restrições de emergência financeira nacional por meio do uso de carteiras de auto-custódia.

De acordo com um relatório do The Logic, Kristen Rose – a gerente de assuntos públicos da OSC – disse em e-mail que a RCMP e as autoridades relevantes foram informadas sobre as postagens.

Nas últimas semanas, os dois CEOs fizeram vários tweets se opondo à resposta do Canadá aos protestos nacionais. 

Eles têm sido especialmente críticos das restrições financeiras impostas contra aqueles que doaram para o movimento. 

Uma dessas restrições concede novos poderes aos provedores de serviços financeiros para congelar as contas dos usuários sem ordem judicial.

Em 15 de fevereiro, Armstrong chamou as novas medidas do Canadá de “preocupantes” e forneceu um link para a carteira de auto-custódia da Coinbase, considerando-a “importante”.

O tweet de Powell no dia anterior foi muito mais direto, recomendando que os doadores do comboio usem carteiras sem custódia.

“As plataformas de financiamento coletivo agora são regulamentadas pela Lei Canadense de Financiamento do Terrorismo. 

Você vê onde isso está indo? Por favor, não financie causas diretamente de carteiras de custódia. Tenho certeza que as ordens de congelamento estão chegando. […]” – Afirmou.

O próprio Powell enviou dinheiro diretamente para o Bitcoin for Truckers – uma arrecadação de fundos que usou a plataforma de crowdfunding TallyCoin. 

Depois de acumular quase US$ 1 milhão em criptomoedas para o comboio, a página foi retirada do ar e seus organizadores estão enfrentando acusações legais.

A propriedade de resistência à censura torna as transações usando bitcoin muito difíceis de serem evitadas pelos reguladores financeiros.

Por outro lado, as moedas mantidas em exchanges ou custodiantes são tão fáceis de congelar quanto as moedas fiduciárias mantidas em um banco. 

Apesar de sua oposição às restrições, Powell disse que sua bolsa concorda relutantemente em congelar fundos a pedido do governo. 

Como tal, ele aconselhou diretamente os usuários preocupados com essa possibilidade de retirar seu dinheiro e doar apenas por meio de transações p2p.

Leia mais: Acesse o metaverso de Decentraland em 2 minutos do seu computador

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile